Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional de Brasília, no início da tarde desta segunda-feira (5). O fogo se alastra pela vegetação, uma enorme nuvem de fumaça é vista de vários pontos da capital. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atua no combate ao fogo com cinco viaturas e a aeronave da corporação.
No sábado (03), o Distrito Federal registrou o dia mais seco do ano, com umidade a 9%. Já no domingo (4), a Defesa Civil emitiu um "alerta vermelho" de baixa umidade na capital. A medida indica "grande perigo", com umidade abaixo de 12% por dois dias seguidos.
São 121 dias seguidos sem ocorrência de precipitações verificadas pela principal estação meteorológica do Inmet em Brasília, no Sudoeste.
O Distrito Federal completou mais de quatro meses sem registrar chuvas.Os meteorologistas afirmam que o indicador e as altas temperaturas devem se manter nos mesmos níveis até o fim desta semana, o que aumenta riscos de incêndio florestais e exige atenção à saúde — especialmente de crianças, idosos e animais.