Um incêndio de grandes proporções foi registrado na tarde do último sábado (17/11), nas proximidades do Conjunto União, no município de Cocal de Telha, localizado a 124 km da capital. Na ocasião, o fogo se alastrou rapidamente e queimou por mais de 30 metros mata adentro com chamas que ultrapassavam os 5 metros de altura.
De acordo com um morador que presenciou o momento, foi tudo muito assustador. “Fiquei com medo”, disse. Segundo informações em menos de 10 dias é o segundo incêndio de grandes proporções que aconteceu nas proximidades do Conjunto União com suspeita de ação criminosa e irresponsável de moradores que insistem em queimar lixo nas imediações.
Ações preventivas
Com as altas temperaturas no período do BR-Ó-BRÓ, a prefeitura da cidade de Cocal de Telha vêm intensificando junto a populações orientações acerca do uso indevido de queimadas aos arredores da cidade. Cocal de Telha não possui corpo de bombeiros e um incêndio de grandes proporções pode torna-se incontrolável podendo se transformar em uma grande tragédia.
As orientações é para que toda a população evite as queimadas neste período, seco e de baixa umidade, pois favorece o avanço das chamas rapidamente.