O incêndio nesta quinta-feira (21) no Instituto Sérum, fabricante da vacina contra covid-19 desenvolvida pela Oxford e pela AstraZeneca, na Índia, deixou pelo menos 5 mortos, segundo o jornal local Times of India. As informações são da AFP
Segundo a publicação, ainda não se sabe o que causou o fogo e não teve ainda a confirmação da identidade dos mortos, mas acredita-se que eles não eram funcionários do local, mas que estavam trabalhando nas obras do prédio.
A Serum Institute of India (SII), é o maior fabricante mundial de vacinas, conforme informações da imprensa indiana. O local fica na cidade de Pune e é responsável pela produção do imunizante contra a Covid-19 da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. As doses e a fabricação das vacinas contra o novo coronavírus não foram afetadas, informaram as autoridades.
Cerca de 10 agentes dos bombeiros estão no local para controlar as chamas. Os canais de televisão do país exibiam imagens de uma enorme nuvem de fumaça cinza sobre as instalações do Serum Institute of India.
De acordo com os funcionários, em entrevista à agência internacional de notícias ANI, o fogo começou no portão do Terminal 1 e continua a ocorrer no quarto e quintos andares do edifício SEZ3 dentro do Terminal 1. O local onde o incêndio começou é um prédio em construção no SII.
Recentemente, o Brasil anunciou que compraria 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca produzidas pela empresa indiana, mas a exportação ainda não foi autorizada pelo governo do país asiático. Depois desse episódio, mais atrasos das vacinas afetarão outros países, conforme comunicou o CEO da Sérum, Adar Poonawalla, que também lamentou as mortes em um tweet.