Um incêndio atingiu a ala Covid do Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, na Avenida Maranhão, em Aracaju, na manhã desta sexta-feira (28), por volta de 6h30. A Secretaria Municipal da Saúde da capital (SMS) informou a morte de quatro pessoas.
A primeira morte confirmada foi a de uma mulher, durante a remoção para o Hospital de Urgência Governador João Alves Filho de Urgência de Sergipe (Huse). A idade das vítimas não foram informadas.
As chamas foram controladas, e há feridos, mas a SMS não deu outros detalhes. Trinta e cinco pacientes que estavam na unidade de saúde atingida pelas chamas foram transferidos para os hospitais da Polícia Militar (HPM), Santa Isabel, Senhor dos Passos, Primavera, Hapvida, Fernando Franco e leitos do Caps Jael Patrício, além do Huse.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a suspeita é de que as chamas tenham iniciado no ar-condicionado do setor que atende pacientes de Covid-19. Cerca de 20 bombeiros atuaram no combate às chamas.
"Esse incêndio pode ser considerado de grandes proporções devido às consequências. O problema maior foi a quantidade de fumaça acumulada na área Covid e a retirada das vítimas, que estavam acamadas, e a organização da cena para a remoção até outras unidades hospitalares", afirmou o capitão do Corpo de Bombeiros, Breno Queiroz.
Trânsito
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) montou uma operação emergencial de trânsito desde às 7h30 nas proximidades da unidade de saúde e também nas imediações do Huse, para onde a maioria dos pacientes está sendo transferida.
Às 10h30, a quantidade de pontos de desvio de trânsito caiu de oito para quatro. São eles:
- Avenida São Paulo X Rua Bahia
- Avenida Augusto Franco X Rua Santa Catarina
- Rua Amazonas X Rua Santa Catarina
- Avenida Maranhão, em frente ao Nestor Piva