Imepi destrói milhares de produtos irregulares

Produtos apreendidos não tinham certificação nem atendiam aos padrões estabelecidos pelo órgão.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Milhares de produtos irregulares apreendidos este ano pelos técnicos do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) foram destruídos na tarde da segunda-feira (30), na sede do Imepi, em Teresina. Na ação, pneus de motocicletas recapados, fios, tomadas, plugues, adaptadores, brinquedos, isqueiros, lâmpadas, panelas de pressão, extensões elétricas e lanternas estão entre os itens descartados de forma mecânica, com a utilização de um trator rolo compactador. 

Um dos responsáveis pelas operações de apreensão, o coordenador de qualidade do Imepi, Ricardo Mascarenhas, explica que os produtos foram apreendidos durante fiscalizações de rotina do órgão na capital e no interior.

"A operação, que resultou nessa apreensão, ocorreu porque o produto já está apto à destruição e traz risco ao consumidor. São produtos sem nenhuma garantia e impróprios à comercialização. Produtos sem o selo de qualidade foram apreendidos e outros sem o de procedência energética, como de geladeiras, são notificados e devolvidos para que seja corrigido na fábrica. Por exemplo, os adaptadores fabricados fora dos padrões possuem produtos ferrosos que podem explodir e pegar fogo naquele ambiente", afirma Ricardo.

Entre as irregularidades detectadas, estavam a falta de certificação e o não atendimento aos padrões estabelecidos pelo órgão. O descarte conscientiza a população para que evite o consumo de produtos falsificados que leve à falta de segurança. Além de prejudicar o comércio formal, a ação combate práticas criminosas no Estado.

O Imepi continuará com as fiscalizações agora, voltadas para o Dia das Crianças. "Procuramos fazer a contento, porque nossa equipe é pequena. Hoje estamos ampliando nosso leque de fiscalização, onde já nos próximos dias vamos intensificar a operação para o Dia das Crianças, que irá coibir produtos irregulares destinados ao público infantil", ressaltou coordenador.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES