III Caminhada “Um Minuto pela Vida” acontece hoje (24)

Para hoje são esperadas milhares de pessoas, entre dependentes químicos em tratamento, familiares, amigos e parceiros.

Caminhada contra as drogas acontece hoje, 24 de junho. | Arquivo Meio Norte
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na manhã deste domingo, a sociedade teresinense tem o seu compromisso de cidadania. Isso porque começa, a partir das 7 horas, a III Caminhada Um Minuto Pela Vida, realizada pela comunidade terapêutica Fazenda da Paz em parceria com o Sistema Meio Norte de Comunicações. A concentração é na Avenida Frei Serafim e a caminhada segue até a Câmara Municipal.

A expectativa é reunir 12 mil pessoas. No ano passado, a II Caminhada reuniu mais de 8 mil pessoas e contou com o apoio de várias autoridades, entre elas a presidenta Dilma Rousseff, que afirmou que o trabalho de entidades como a Fazenda da Paz é o que existe de mais importante no tratamento da dependência química do Brasil.

Este ano, a campanha ?Vamos Juntos Construir?, que pretende arrecadar fundos para a implantação da única comunidade terapêutica feminina do Piauí, será o foco da caminhada. De acordo com o coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, esse é o grande desafio da entidade na luta contra as drogas. ?Precisamos de R$ 3 milhões para construir e equipar um local que garanta dignidade a essas mulheres?, afirma Célio.

A caminhada está inclusa inclusa na programação da Semana Nacional de Combate às Drogas, cujo dia internacional é 26 de junho, quando também é o aniversário de 18 anos da Fazenda da Paz. ?Esse é o momento da sociedade mostrar que está atenda e que precisa de soluções para o problema das drogas. É um ato de cidadania?, completa Célio.

Instituição realizou mais de 12 mil atendimentos em 18 anos

No próximo dia 26 de junho, a Fazenda da Paz comemora a sua maioridade. São 18 anos resgatando vidas das drogas. Durante esse período, a comunidade terapêutica atendeu mais de 12 mil pessoas, incluindo dependentes químicos e seus familiares. Foram mais de 6 mil internações, com 2.500 dependentes químicos sendo reinseridos na sociedade.

Segundo o coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, algumas das conquistas da entidade nesses 18 anos podem ser facilmente percebidas. ?Saímos de uma casinha de palha e hoje temos três unidades de tratamento com capacidade para 300 internos. Já fomos reconhecidos como entidade de utilidade pública municipal, estadual e federal. Porém, o mais importante foi a credibilidade que construímos a partir do nosso trabalho?, comemora Célio.

Por outro lado, o coordenador lembra que a Fazenda da Paz ainda tem o grande desafio de construir uma comunidade terapêutica para mulheres. ?Estamos com uma campanha e pedimos a ajuda da sociedade para construir juntos esse sonho?, afirma Célio.

No dia do aniversário da Fazenda da Paz haverá uma missa para os colaboradores, voluntários, familiares e convidados. A celebração será realizada no escritório da entidade, na rua Governador Tibério Nunes, 150, Bairro Cabral, às 19h.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES