João Marcelo Ferry
A partir da próxima segunda-feira (07) estarão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional do Autismo, que acontecerá de 5 a 7 de Abril deste ano. O Congresso trará o tema “Desmistificando o mundo autista”, e traz a proposta de levar aos participantes a conhecer melhor essa realidade através de palestras, rodas de conversa e experiências de vida de pessoas que têm uma relação direta com esse mundo.
A presidente do Congresso e diretora do Centro de Referência na Integração e Inclusão dos Autistas, Natália Reis, fala que o evento serve como um marco dentro dos trabalhos da área. “O evento surgiu a partir das atividades que nós desenvolvemos no centro de referência. Percebemos que ainda falta apoio para as pessoas que têm relação direta com o mundo autista, então decidimos promover o primeiro Congresso no ano passado, buscando trazer palestras e experiências de vida para que as pessoas entendam que elas não precisam ficar abatidas devido a situação. Nosso maior diferencial foi que quase todos os palestrantes têm relação com o autismo”, fala Natália.
Ela fala que a primeira edição prendeu tanto a atenção de todos os envolvidos que eles perceberam que poderiam fazer uma segunda edição ainda mais aprofundada. Nesta segunda edição, a ideia que regeu a proposta do I Congresso volta a ser a principal, e busca trazer pessoas ligadas diretamente, sendo parente ou convivendo com pessoas que tenham autismo. O evento contará com palestrantes de diversas áreas, que buscarão desenvolver a ideia de que antes de ser um autista, ali é uma pessoa, e que ela tem necessidades como qualquer um.
“Além de profissionais de diversas áreas, um dos nossos palestrantes será o Nicolas Brito, que é autista, mas também é escritor, fotógrafo e palestrante, falando um pouco sobre suas experiências. Queremos que todos percebam o potencial das pessoas com autismo, queremos acabar com a visão de que eles são limitados”, fala Natália.
Além das palestras, o evento contará ainda com rodas de conversa, mesa-redonda e apresentações musicais para que o público possa aproveitar ao máximo o Congresso, além de receber informações úteis, que ajudarão a embasar e defender essa visão sobre a realidade autista, como algo que não precisa ser tido como extremamente especial.
Os interessados podem adquirir os ingressos para participar do evento a partir de segunda-feira, através do site fundacao.ser-criia.com.br.