Estudantes de nível médio do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí participaram, na manhã do último sábado e domingo (14 e 15), da competição interna de lançamentos de foguetes. A atividade faz parte da 16ª Jornada Brasileira de Foguetes (MOBFOG 2022), disputa apoiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e que tem por objetivo estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.
Segundo o professor Leudimar Uchôa, que coordena a ação no IFPI, trinta alunos, divididos em nove equipes, participaram da competição. Na ocasião, os lançamentos atingiram o alcance de 200m, superior ao índice exigido pela organização nacional da MOBFOG, o que favorece a participação dos alunos na disputa nacional da jornada, que acontecerá em outubro na cidade de Barra do Piraí - RJ. Conforme calendário, no próximo dia 30 de junho serão divulgados os nomes dos alunos que ganharam medalhas.
De acordo com o regulamento, o foguete é construído pelos estudantes a partir de duas ou mais garrafas pets de qualquer volume, que fica presa numa base de lançamento também presa no chão. Tem como combustível somente a mistura, em qualquer proporção, de vinagre com concentração de 4% de ácido acético e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó).
A MOBFOG é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Visa promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.