O reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Borges da Cunha, assinou, na última sexta-feira (8), a Portaria Normativa que define o retorno gradual e seguro dos servidores da instituição às atividades presenciais. A decisão foi amplamente discutida e referendada pelo Colégio de Dirigentes (COLDIR) em reunião realizada na quinta-feira, 7.
De acordo com o reitor, desde março do ano passado, o IFPI vem trabalhando para diminuir o impacto da pandemia na comunidade acadêmica e, com o avanço da vacinação, é possível estabelecer o retorno gradual e seguro. “Instituímos diversos benefícios assistenciais para nossos alunos, como os auxílios Temporário e Conectividade, distribuímos tablets e também cestas de alimentos. Agora, vamos garantir um retorno seguro, com as condições sanitárias e protocolos adequados tanto na Reitoria quanto nos 20 campi”, disse Paulo Borges.
A Portaria Normativa do IFPI, que tem como base a Instrução Normativa nº 90/2021, do Ministério da Economia, estabelece que as atividades administrativas sejam retomadas a partir do dia 20 de outubro. Já as atividades acadêmicas práticas recomeçam a partir do dia 25 de outubro (de acordo com as especificidades de cada campus). Por fim, as aulas (presenciais ou híbridas) e atividades de pesquisa e extensão voltam a partir de janeiro de 2022.
O documento do IFPI também observa as orientações do Plano de Contingência apresentado pelo Comitê de Prevenção ao Coronavírus.
Confira os documentos:
Portaria Normativa nº 01/2021 - Reitoria do IFPI
Instrução Normativa nº 90/2021 - Ministério da Economia
Plano de Contingência do IFPI - Comitê de Prevenção ao Coronavírus