O Instituto Federal do Piauí, através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPI), abre inscrições aos professores interessados em concorrer a bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 4 modalidades: PIBIC-EM, PIBIC, PIBITI-CNPq E PIBIC-AF-CNPq.
A submissão de projetos acontece no período de 13 a 22 de setembro através do SUAP. A seleção acontece em duas etapas: análise do projeto e avaliação do curriculo lattes.
Cada professor poderá submeter apenas 01 (um) projeto de pesquisa por edital e não poderá contemplado em mais de um edital (caso isso ocorra, deverá fazer opção por um edital antes da divulgação do resultado preliminar).
Segundo a pró-reitoria de pesquisa e inovação do IFPI, a limitação do público alvo e o prazo de inscrições seguem determinações do CNPq, que é o responsável pelo financiamento das bolsas.
PIBIC-EM
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC-EM é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes do Ensino Médio.
PIBIC- CNPQ
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.
PIBITI-CNPq
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI-CNPq, visa estimular estudantes ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, buscando contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, bem como para o fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país.
PIBIC-AF-CNPq
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas do CNPq –PIBIC-AF-CNPq é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes do ensino superior cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa e/ou daqueles que são beneficiários de políticas afirmativas existente na Instituição.