Um homem de 67 anos foi internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da capital após ser assaltado e espancado em Tangará da Serra, município a 242 quilômetros de Cuiabá. Um adolescente de 15 anos foi apreendido suspeito de ser o responsável pela agressão.
A vítima sofreu traumatismo craniano e foi submetida a uma cirurgia. "Pegaram e espancaram ele. Souberam que morava aqui, que estava aberto, abriram e bateram a carteira dele que tinha uma mixaria de dinheiro", descreveu Dilson Sales da Silva, filho da vítima.
O adolescente ficou cinco dias no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC), e depois foi encaminhado para o forum do município, onde o Poder Judiciário definirá qual medida deverá ser aplicada. No entanto, Tangará da Serra não dispõe de um local para acolher menores infratores.
No Estado, de acordo com a Superintendência do Sistema Socioeducativo, estão em funcionamento apenas quatro, distribuídas entre as cidades de Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Garças. Ao todo, são 186 menores cumprindo medida internados em regime provisório ou senteciado.
Segundo a Polícia Militar, o envolvimento de adolescentes em crimes é frequente no município. "Aumentou bastante o recrutamento dos menores para envolvimento com a criminalidade, tanto na parte de crime de tráfico de entorpecentes, doméstico", citou a tenente PM Vanessa de Sá.
A família cobra providências. "Isso é um absurdo. A gente está revoltado porque não podemos fazer nada. Simplesmente a pessoa é de menor", falou o filho do aposentado.