O IASPI Saúde traz mais um benefício para seus usuários, desenvolvendo em parceria com a rede credenciada nova forma de atendimento e acompanhamento psicoterápico através de terapia em grupo. O objetivo é cuidar mais da saúde mental das pessoas, através do projeto TRANS- FORMA- AÇÃO, lançado na sede do Instituto.
O projeto, inicialmente exclusivo para servidores do IASPI Saúde, tem como objetivo promover saúde e bem-estar por meio da interação, no intuito de orientar a pessoa a lidar com as emoções e a trilhar o caminho do autoconhecimento.
De acordo com a diretora da Clínica Cuidarte, psicóloga Kyslley Urtiga, “TRANS- FORMA- AÇÃO” Terapia em Grupo, consiste em um espaço de fala e escuta, reflexão e interação, sob a condução de um terapeuta. Com isso, permite ao indivíduo compartilhar experiências, estratégias de superação e de dificuldades para lidar com situações do cotidiano.
“Os grupos visam a identificação entre pessoas, que terão oportunidade de expressarem livremente tudo o que as aflige e, à medida que dão vazão a estes conteúdos, abrem a possibilidade de elaboração de pensamentos mais otimistas. Além disso, a troca de informações facilita a obtenção de insights. É um serviço diferenciado, exclusivo que a Cuidarte implanta em parceria com o convênio IASPI Saúde para os servidores”, destaca.
Serão oferecidas terapias de grupo em várias temáticas. Já existem 19 grupos programados, que serão compostos por 10 pessoas e conduzidos por um profissional técnico na área, durante dois meses. Dentre os temas a serem trabalhados nas terapias estão: Rede social, isolamento e os usos da raiva; Seja Você e emagreça com Saúde; Saia do piloto automático: aplicando as habilidades de atenção plena à vida cotidiana; Auto- afirmar-se para comunicar eficazmente; Adoecimento e a clínica da inclusão: Voltando ao trabalho depois da licença; Sexualidade Masculina – Disfunções sexuais e saúde sexual dos homens maduros; Sexualidade Feminina – Climatério, Insônia e depressão; Sono e sonhos-Distúrbios do sono; Ser mulher: Ressignificando sentidos; Autocuidado - Ressignificando o Ser; Acolher(dor): Ressignificando a Violência; População LGBTQI+, família, direitos e saúde; Auto-aceitação e saúde mental; Como lidar com a timidez, Orientação profissional; Combatendo a solidão, Treinando habilidades sociais em grupo, dentre outros.
Segundo a diretora geral do Iaspi, médica oncologista Daniele Aita, não haverá custo a mais para o servidor. “O IASPI Saúde oferece mais este benefício tendo o compromisso social de cuidar da saúde mental dos seus usuários, abrindo mais um canal de comunicação com a sociedade. O projeto foi desenvolvido pela equipe da Cuidarte, que conta com cerca de 30 profissionais na área da Psicologia e é exclusivo para os beneficiários do IASPI, mas será levado a outros órgãos do Estado”, explica Daniele.
A ideia é levar esse benefício aos demais servidores. Serão percorridas várias instituições para divulgar o programa, explicar seu funcionamento e como o servidor pode se engajar para integrar os grupos. “O IASPI e o Governo do Estado se preocupa com a saúde mental dos servidores, e através desse programa buscamos ampliar esse canal de comunicação com as pessoas e cuidar também da mente das pessoas. O programa terá ação contínua e traz oportunidades nas diversas idades através dos diversos grupos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.clinicacuidarte.com.br”, adianta a diretora do Iaspi.