No mês de outubro, o Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha (HUT) realizou 1.327 cirurgias, quebrando o seu próprio recorde que era de 1.300 cirurgias no mês de agosto. A quantidade é a maior já registrada em um mês, desde a inauguração do hospital em 2008. O número corresponde a 43 cirurgias por dia. Desse total, 771 foram ortopédicas, correspondendo a 58,1% do total.
O secretário municipal de saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade, comemora os resultados: “Este aumento é resultado de um grande esforço do município. O prefeito Firmino Filho nos cobra desde o início e temos adotados uma série de medidas para aprimorar o serviço de saúde e alcançar melhores resultados”.
Aderivaldo Andrade informa ainda as ações realizadas para a obtenção desse aumento: “Para alcançarmos nosso objetivo, ampliamos o Centro Cirúrgico em 3 salas, aumentando a sua capacidade em 50%; adquirimos grande quantidade de equipamentos de alta qualidade; contratamos profissionais especializados em várias categorias da saúde, de forma que conseguimos aumentar o número de cirurgias, especialmente as ortopédicas, e reduzir o tempo de internação dos pacientes.”, detalha.
Para o Secretário, o HUT tem cumprido com sua missão: “Essa é a vocação principal do HUT. A unidade, que é um grande hospital de traumatologia, precisa evoluir ainda mais e a gestão está trabalhando nesse sentido”, afirma.