A maior referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento de urgência e emergência em todo Piauí, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já realizou, desde sua inauguração, há 11 anos, 784.650 atendimentos e 149.168 cirurgias. Dentre os motivos de entradas no hospital, o mal súbito ocupa o primeiro lugar, correspondendo a 22% do atendimento geral. Em segundo lugar estão os atendimentos a vítimas de acidentes envolvendo motocicleta, com 17% do total, e, em terceiro, corpo estranho no olho, com 9% do total de atendimentos.
Especializado em atender vítimas de traumas, o HUT funciona 24 horas por dia e oferece à população do Piauí 30 especialidades médicas. Com relação às cirurgias, o HUT realiza, por mês, uma média de 1.100 procedimentos, sendo que 58% são ortopédicos. De acordo com o diretor técnico do HUT, Péricles Cerqueira, isso se deve à grande quantidade de atendimentos de pessoas vítimas de trauma.
“Os pacientes vítimas de trauma são todas as pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, agressões físicas ou quedas. Dentre estes, os pacientes vítimas de acidentes de trânsito estão chegando ao HUT em estado cada vez mais grave e com um quadro clínico bastante delicado. Para atender essa demanda, o HUT disponibiliza à população uma equipe multiprofissional para atendimento especializado 24 horas”, explicou o diretor.
Além disso, o HUT mantém funcionando, também 24 horas por dia, suas nove salas de cirurgias. Depois das cirurgias ortopédicas, que correspondem a 58% do total de procedimentos cirúrgicos realizados, vem a cirurgia geral, com 17% do total de procedimentos cirúrgicos, e em terceiro a cirurgia vascular, com 7%. Essas especialidades compõem os serviços do trauma, que tem uma equipe preparada para atender pacientes politraumatizados.
“Como nossa demanda maior são pacientes vítimas de politrauma, mantemos no HUT uma equipe especializada nesse tipo de atendimento. Essa equipe possui especialistas em todas as áreas necessárias para um atendimento de qualidade. Temos ortopedista, neurocirurgião, buco-maxilo-facial, cirurgião geral e cirurgião vascular. Nossos profissionais de saúde otimizam e qualificam ainda mais nossa assistência. Não é por acaso que somos um hospital de referência para todo o Norte e Nordeste do Brasil”, disse o diretor-geral do HUT, Rodrigo Martins.