O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) atingiu um novo recorde de atendimentos, apenas no último mês de janeiro, a unidade de saúde, que é a maior emergência 100% SUS e referência no Piauí, atendeu 5.192 usuários, o número expressivo é 31% maior desde o início da regulação em 2016, patamar similar ao período em que o serviço de referência ainda era porta aberta (2008 a 2015).
Destaque também nos serviços de Oftalmologia (935) e Otorrinolaringologia (703) com números superiores a 2008, ano de abertura do Hospital. O HUT é único hospital da região na rede pública a oferecer atendimento de urgência e emergência nessas duas especialidades.
No pronto atendimento os acidentes de trânsito, envolvendo principalmente motociclistas, lideram todo o ano como maior fator individual de entradas, além de sintomas de mal súbito que podem ser provocados por diversas causas, incluindo condições momentâneas (desidratação, estresse, queda de pressão, ou quadros mais graves (aneurisma, arritmia e infarto).
Dentre as especialidades cirúrgicas atendidas no HUT, a ortopedia é a que teve a maior taxa (63%) de realizações de cirurgias. Em produtividade o HUT cresceu sob diversos aspectos. “Nosso intuito é prestar sempre o melhor atendimento e, por isso, todos os esforços desta gestão têm o compromisso com a melhora e eficiência
do serviço, mesmo com muitos desafios, que são sobrepostos com trabalho e comprometimento”. Destacou o diretor geral, Anderson Dantas.
Com 375 leitos, o Hospital de Urgência de Teresina, vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS) oferece serviços especializados em Ortopedia, Traumatologia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Cirurgia Vascular, Urologia, Neurologia, Cardiologia, Nefrologia, Cirurgia Plástica restauradora, Tratamento de Queimados, laboratório próprio, Endoscopia terapêutica avançada, Hemodiálise, Hemoterapia, Terapia enteral e
parenteral, entre outros.