Hospital Unimed Primavera realiza transplante renal

A paciente transplantada recebeu o rim de seu irmão e os dois passam bem.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na última segunda-feira, 11, o Hospital Unimed Primavera (HUP) realizou o primeiro transplante de rim. O procedimento foi conduzido pelo médico nefrologista Avelar Alves da Silva e uma equipe multidisciplinar formada pelos médicos urologistas Danísio Iran Marabuco de Sousa, Luciano Jose Couto de Sousa Filho e Antônio Reginaldo de Sousa Júnior, e pelos médicos angiologistas Fernando Pires de Moura e Renato Duarte Barbosa e pelos médicos anestesistas José Aragão Pimentel Filho e Maria do Perpétuo Socorro Pinheiro Coutinho, além da equipe de enfermagem.

A paciente transplantada recebeu o rim de seu irmão e os dois passam bem. Segundo Avelar, não houve nenhuma intercorrência no momento da operação. “Passadas mais de seis horas da realização da cirurgia, já avaliamos que o rim da paciente está funcionando bem, por conta dos exames que realizamos e pelo volume urinário”, explica.

Conforme o diretor do HUP, o médico geriatra Paulo Matheus, a realização do transplante supriu uma necessidade desse tipo de procedimento em hospital privado na capital. “O sucesso na realização do transplante renal no HUP ocorreu por meio de uma evolução dos hospitais da Unimed Teresina, que reúnem melhorias em qualidade e segurança aliadas a competências dos médicos cooperados que estiveram na condução do procedimento”, destaca enfatizando que “há também um jeito de cuidar específico da Unimed Teresina, que dá segurança ao paciente no pré e pós-operatório, o qual é realizado em UTI bem equipada”.

O diretor técnico do HUP, o médico proctologista Rafael Correa Lima, explica que a realização de transplantes por um hospital é um procedimento altamente controlado pelo Ministério da Saúde. “Tem que ser um hospital de alta complexidade e temos que ter estruturas como banco de sangue, radiologia 24h, laboratório de imunogenética, enfim, um centro cirúrgico com capacidade para receber esse tipo de cirurgia”.

O Hospital Unimed Primavera, atualmente, é o único hospital de rede privada que realiza transplante no Piauí. “Recebemos autorização para fazer transplante renal, que normalmente é o primeiro passo para a realização de outros transplantes no futuro”, salienta o diretor.

O médico Avelar Alves avaliou o primeiro transplante realizado no HUP. “Já realizamos várias cirurgias aqui no HUP, como a cirurgia cardíaca, e o transplante renal é mais uma etapa desse processo de crescimento do Hospital Unimed Primavera e mostra que temos bastante estrutura. Além disso, essa equipe já faz transplante há muitos anos. Então, o hospital deu amplas condições para que esse transplante fosse realizado com o maior sucesso.

Transplante Renal

O nefrologista Avelar Alves explica que a função do rim é atuar no controle de líquidos, eletrólitos e toxinas do nosso organismo, entre outras.  Em pacientes com diagnóstico de doença renal crônica, a indicação é o tratamento por diálise ou o transplante, que é um procedimento de alta complexidade.

Todo o exame de transplante exige que se faça a avaliação da compatibilidade, para que a recuperação seja bem-sucedida e o paciente volte a ter uma vida normal. “Essa compatibilidade pode variar de 0 a 100% no caso de gêmeos idênticos e é mais provável em casos em que o doador é um parente. Quando mais próximo o grau de parentesco, provavelmente melhor será o grau de compatibilidade”, explica.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES