Vários espaços do setor pediátrico do Hospital do Buenos Aires, localizado na zona norte de Teresina, foram revitalizados e, agora, o local conta com novo consultório e novos espaços de nebulização e de injeção infantil, além de uma brinquedoteca e espaço para leitura. O projeto, executado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi idealizado por Ana Cristina, professora de arquitetura da UNINOVAFAPI, que buscou conceder maior conforto e bem-estar às crianças atendidas no estabelecimento.
De acordo com a diretora geral Rosélia Sena, “as ações do Hospital do Buenos Aires são pautadas na Política Nacional de Humanização e a gestão está sempre abraçando ideias que desencadeiam melhorias para a comunidade. Essa brinquedoteca, por exemplo, é uma maneira especial de entreter a criança que está com quadro de saúde estável e aguarda atendimento médico.”, afirma, informando que em 2018, foram atendidas mais de 24 mil crianças no local.
A brinquedoteca contou com a aprovação dos usuários, como é o caso da dona de casa Ivoneide Rodrigues, que foi buscar atendimento ao seu filho de um ano de idade, com suspeita de pneumonia. “Temos plano de saúde, mas optamos por vir para o Hospital do Buenos Aires, onde ele é mais bem cuidado. O plano é só carestia e aqui nunca faltou assistência para ele. Os profissionais ficam todo tempo examinando. Agora, ainda tem espaço de lazer (brinquedoteca), para criança não ficar só deitada. É ótimo”, finaliza.
O Hospital do Buenos Aires Dr. Antônio Pedreira de A. Martins é gerenciado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e possui atendimento de urgência e emergência durante 24 horas, nas áreas clínica, pediátrica e odontológica. Entre os serviços realizados, destacam-se consultas de urgência e ambulatoriais, internação hospitalar, exames laboratoriais, eletrocardiograma e exames de imagem (Raio-X), além de realizar pequenos procedimentos cirúrgicos.