O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, aluga contêiner refrigerado para colocar pacientes mortos, após o esgotamento do necrotério do local, que ultrapassou a capacidade de acomodação de falecidos na instituição.
A partir desta terça-feira (2), será instalado provisoriamente um contêiner refrigerado no hospital. Será utilizado somente em caso de real necessidade, considerando a possibilidade de atrasos na retirada dos óbitos por parte das funerárias.
Segundo nota do hospital enviada para o site da TV Cultura, "mesmo que a expansão do necrotério não venha a ser utilizada, trata-se de uma medida preventiva que se faz necessária dentro dos padrões de qualidade assistencial e médica da instituição".
O aluguel faz parte de mais uma etapa do Plano de Gestão de Crise, elaborado pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19, criado no ano passado.
Em nota, a instituição reforça a importância que todos sigam as orientações das autoridades sanitárias, utilizando máscara em todos os momentos e higienizando as mãos e os ambientes de contato. E recomenda, ainda, que evitem ao máximo aglomerações e circulações desnecessárias, mantendo sempre o distanciamento social.