Em comemoração aos 194 anos da Batalha do Jenipapo, o governardor Wellington Dias participou, nessa segunda-feira (13), da solenidade cívico-militar em Campo Maior. O evento, que teve início às 16h no Monumento Heróis do Jenipapo, contou com o tradicional desfile militar, a apresentação da peça teatral "A Batalha do Jenipapo", outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí e outorga da Medalha "Heróis do Jenipapo".
O dia 13 de março celebra uma das datas de maior importância na história do Piauí, que foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. "É importante celebrar esse dia e poder tornar esse momento histórico cada vez mais conhecido pelo país, afinal é um marco não só para o Piauí, mas para todo o Brasil", destacou o governador.
A solenidade teve início com o desfile militar e logo depois todos os olhares se voltaram para a encenação, que reuniu mais de 100 atores e grandes nomes do teatro piauiense, além de talentos da nova geração. A direção do espetáculo é de Arimatan Martins, que já dirigiu a peça 17 vezes, e texto de Ací Campelo, com cenografia de Wilson Aquino, sonoplastia de José Dantas, maquiagem de Danilo França, adereços de Wilson Costa e figurino de Bid Lima.
Esta foi a 21ª encenação da Batalha do Jenipapo em Campo Maior, que utiliza a arte dramática para representar a identidade sociocultural. "É uma história de luta e humildade, que nos leva à reflexão. Muita coisa melhorou no município, muitas oportunidades foram conquistadas, mas precisamos de mais e vamos trabalhar pela independência e progresso de Campo Maior para que possamos nos sentir cada vez mais orgulhosos de viver aqui", pontuou o prefeito Ribinha.
A programação foi encerrada com a outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, feita pelo Governo do Estado. Nas categorias Cavaleiro, Oficial e Comendador, 49 autoridades e pessoas que atuam para o desenvolvimento do Piauí foram condecoradas por Wellington Dias com a maior comenda do estado. Na ocasião, a prefeitura municipal também fez a entrega da Medalha Heróis do Jenipapo.