No fim da tarde da última terça-feira (11/12), um lavrador identificado como Antônio José Pinho dos Santos, de 36 anos, conhecido popularmente como “Zé”, foi encontrado morto e com seu corpo parcialmente carbonizado em carvoaria na propriedade de sua família, que fica na localidade Itapecuru, zona rural de Cocal, região Norte do Piauí, município localizado a 289 km de Teresina.
Os agentes da Polícia Civil ficaram sabendo do ocorrido horas depois, durante o período da noite. Os policiais foram informados que o homem sofria de uma doença neurológica que o faz ter crises convulsivas, agravado ao fato dele frequentemente consumir bebida alcoólica. A vítima não possuía desafetos e no local onde aconteceu a fatalidade não havia indícios de crime.
Segundo informações, os familiares acreditam que após o fogo ter sido aceso, o homem tenha sofrido uma crise convulsiva, sendo atingindo pelas chamas e falecendo em decorrência das queimaduras e a inalação de uma grande quantidade de fumaça.
O corpo
Na ocasião, a vitima teria saído de casa de manhã em direção ao terreno da família para trabalhar em uma caieira de carvão. Ainda de acordo com informações repassadas a polícia, dois parentes ficaram apreensivos com a demora dele e resolveram ir procurá-lo. Chegando no local, se depararam com o cadáver debruçado com o rosto fincado ao solo, parcialmente carbonizado e sem roupas, por conta das vestimentas terem sido consumidas pelas chamas.
Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) removeu o corpo que estava sendo velado na casa da família e o encaminhou para o posto avançado da instituição em Parnaíba, onde passará por exames de necropsia que constatarão a causa da morte.