Higienização adequada reduz riscos de transmissão do Covid-19

Na higienização de objetos que foram tocados ou levados para a área externa de casa, o aconselhado é passar a solução clorada (1 litro de água para três colheres de sopa de água sanitária)

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O avanço do coronavírus fez com que todos os cuidados com a higiene pessoal fossem redobrados. Para quem precisa sair de casa, como os trabalhadores do serviço essencial, evitar que o vírus seja levado para casa é uma das principais preocupações. Além disso, a população que vai às farmácias e supermercados também deve ficar atenta.

A doença Covid-19 é de fácil transmissão e pode se disseminar por meio do contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; tosse ou espirro.

Nas farmácias, hospitais, restaurantes delivery e demais locais responsáveis pelo trabalho de abastecimento da população, a higienização correta é a única saída para proteger a saúde dos profissionais e clientes.

Jeanyne Seba, Gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde, alerta que em casa, se uma família precisa de itens que podem ser encontrados no supermercado, o ideal é que apenas um membro esteja escalado para assumir essa função. A medida serve para diminuir os riscos e evitar aglomeração nos locais.

 “A essa pessoa que for sair, pedimos que ela não use adornos, brincos, anéis, pulseiras e prenda o cabelo. Ao chegar no supermercado, pegar um carrinho de compras já higienizado e optar por realizar pagamento no cartão”, enfatiza Jeanyne.

Um hábito bem comum também já deve ser adotado por mais pessoas. “Nunca entrar com o sapato dentro de casa. Quando chegar, tem que tomar logo banho e lavar o cabelo”, aconselha a gerente.

Na higienização de objetos que foram tocados ou levados para a área externa de casa, o aconselhado é passar a solução clorada (1 litro de água para três colheres de sopa de água sanitária), uma eficiente maneira de eliminar as chances do coronavírus.

As roupas usadas no trabalho ou para resolver questões emergenciais fora de casa, devem ser lavadas imediatamente com água e sabão.

“Para a lavagem de mãos, é necessário água e sabão em todo o dorso, atrás, frente, dedos, ponta dos dedos, polegar e pulso. É o mais eficaz no controle do vírus. Deixe para usar o álcool em gel no momento que você não tem água e sabão”, destaca Jeanyne Seba.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES