Hemopi faz campanha para incentivar doação de sangue no Carnaval

Para receber os doadores durante o período festivo, o local vai funcionar com horário diferenciado na segunda-feira (20) e terça-feira (21), das 7h15 às 16h.

reprodução | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está com uma campanha para incentivar a doação de sangue durante o Carnaval. Para receber os doadores durante o período festivo, o local vai funcionar com horário diferenciado na segunda-feira (20) e terça-feira (21), das 7h15 às 16h.

Os hemocentros regionais de Picos, Parnaíba e Floriano estarão fechados para a doação de sangue nesse período (20 a 22 de fevereiro). Na quarta-feira de Cinzas, o Hemopi funciona das 7h15 às 17h.

O diretor do Hemopi, o médico Rafael Alencar ressalta que em períodos de festas os hemocentros de todo o Brasil já esperam e se preparam para uma redução no número de doações de sangue, que pode chegar a 30%.

"Em momentos de festas e férias, é comum a queda de doações porque as pessoas viajam e a demanda aumenta. Muita gente ainda têm o hábito de ingerir bebidas alcoólicas e dirigir, o que gera muitos acidentes e aumenta a necessidade de cirurgias e sangue. Logo, nós temos que nos preparar, temos que ter estoque e nós solicitamos que vocês venham ao Hemopi doar sangue durante o carnaval”, destacou.

Hemopi faz campanha para incentivar doação de sangue no Carnaval (Foto: Hemopi)

A supervisora de captação de doadores, Susanne Rocha, fala que é preciso reunir ações entre sociedade civil e entidades para suprir estoques de sangue do Hemopi. “Buscamos parcerias com instituições públicas e privadas, além da sociedade civil para reforçar o estoque de sangue durante o Carnaval e garantir o fornecimento de hemocomponentes aos hospitais públicos do Estado e parte da rede privada”, explica.

Nesta quinta-feira (16), a partir das 9h, o Hemopi recebe a visita dos Reis e a Rainhas do Carnaval de Teresina, no dia 16 de fevereiro. No mesmo dia, haverá também a colaboração dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde do município de Palmeirais, que se mobilizaram para doar sangue na capital piauiense. Na sexta-feira (17) de fevereiro, o Hemopi recebe a torcida organizada do River.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES