O município de Palmeirais registrou, nesta terça-feira (28), o primeiro caso de Covid-19. Trata-se de uma paciente grávida, de 39 anos, moradora da zona Rural. A paciente deu entrada no Hospital Regional Aristides Saraiva de Almeida na quinta-feira (23), quando foi encaminhada à Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, por se tratar de um caso com gravidez.
Ela está internada na UTI, em uma ala exclusiva para pacientes com Covid e foi submetida a uma cesárea no sábado (25). O bebê nasceu bem, não foi infectado pelo vírus e segue acompanhamento. O quadro da saúde da paciente é estável.
Ao receber o resultado, a Prefeitura Municipal de Palmeirais encaminhou uma equipe de profissionais da saúde para comunicar oficialmente a família e tomar as medidas epidemiológicas necessárias. Os familiares foram submetidos aos testes rápidos e receberam orientações sobre o isolamento domiciliar.
Com o primeiro caso confirmado, a Prefeitura de Palmeirais vai reforçar as fiscalizações dos decretos que proíbem a abertura do comércio. “Infelizmente o vírus chegou à nossa cidade, mesmo com as diversas medidas de prevenção tomadas. Agora é hora de reforçar os cuidados. Antes mesmo dessa confirmação já tínhamos começado o processo de sanitização dos espaços públicos e já realizamos o cadastro de costureiras para a confecção de máscaras para a população. Também já compramos máscaras para reforçar o estoque e logo iremos fazer a distribuição. Reforço o meu apelo: fiquem em casa. Só saiam em casos extremamente necessários e utilizando máscaras. É hora de termos responsabilidade e cuidar da nossa cidade”, destaca o prefeito Reginaldo Júnior.
PREFEITURA DE PALMEIRAIS FAZ TESTES RÁPIDOS EM FAMILIARES
Uma equipe da Secretaria de Saúde realizou testes rápidos nos familiares da paciente confirmada com Covid-19 em Palmeirais. Oito pessoas foram submetidas ao teste e o resultado deu negativo para todos e ninguém apresenta sintomas. Essas pessoas foram orientadas a fazerem o isolamento residencial porque embora o resultado tenha dado negativo, o teste rápido não é 100% seguro e pode testar “falso negativo”. Além disso, todos os profissionais de saúde que tiveram contato com a paciente serão submetidos ao exame. Outro ponto importante a esclarecer é que ainda não é possível afirmar onde a paciente foi infectada pelo vírus. Ela começou a sentir os sintomas ainda em Palmeirais, no entanto, o caso segue em investigação.