O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a ocorrência de chuvas intensas em diversas regiões do Brasil pelo menos até este fim de semana. Segundo o Inmet, alertas de chuvas intensas e tempestades foram emitidos neste sábado (27) para mais de 20 estados brasileiros, concentrando-se na região mais central do país.
Em estados como o Acre, Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, todo o território está sob risco de chuvas intensas, podendo registrar até 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Para esses estados foram emitidos dois alertas de perigo (laranja) e perigo potencial (amarelo) devido aos possíveis riscos como o de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet também emitiu alerta para região Sul, englobando parte norte do Rio Grande do Sul, todo o território de Santa Catarina, parte sul do Paraná e Litoral Sul Paulista, na região Sudeste. Para esses locais, foi emitido aviso de tempestade, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h)
Segundo o Inmet, essa situação é resultado da presença da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deste período chuvoso, que se formou na noite de terça-feira (23) e deve permanecer ativa até pelo menos este fim de semana (dias 27 e 28 de janeiro).
Em outras áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a combinação entre calor e umidade, intensificada pela presença de áreas de baixa pressão em baixos e médios níveis da atmosfera, manterá as condições para as típicas pancadas de chuva de verão.
O Inmet alerta para a possibilidade de ocorrência de temporais localmente intensos, acompanhados de descargas elétricas e rajadas de vento, podendo resultar em transtornos. De acordo com as previsões do modelo COSMO, o total acumulado de chuva esperado entre a noite de terça-feira (23) e a noite de domingo (28) pode ultrapassar os 150 milímetros.