Um acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal, através da Secretaria da Administração e Previdência e Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) vai disponibilizar linha de crédito exclusiva para os servidores públicos estaduais que quiserem adquirir sua casa própria.
Pelo Acordo, os servidores públicos estaduais terão um financiamento habitacional consignado em folha de pagamento.
A solenidade da parceria foi realizada nesta quarta-feira (21), no Palácio de Karnak e faz parte das atividades da 10ª Semana do Servidor Público Estadual.
“O Acordo representa a valorização, incentivo e a promoção do servidor público estadual, com a finalidade de fomentar o fundo de previdência do Estado, fortalecendo a administração pública, dotando-a de maior autonomia técnica operacional”, explica a diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso.
De acordo com a parceria firmada, a Caixa Econômica Federal atua como agente operador dos programas federais para o desenvolvimento urbano e o o principal agente financeiro de crédito imobiliário, com destaque no programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida. Já, o governo do Estado do Piauí vai atender a demanda de habitação dos servidores públicos estaduais que não possuem ainda sua moradia.
Enquanto a Secretaria da Administração e Previdência busca com o Acordo a qualidade no serviço público, a Agência de Desenvolvimento Habitacional vai oferecer as condições administrativas e operacionais para a concretização de todo o processo.
No que se refere aos critérios para ser beneficiado com o Programa Habitar Servidor Público Estadual, o servidor público do Estado do Piauí deve atender às condições exigidas pelos Programas Minha Casa, Minha Vida/FGTS e da ADH-PI.