Governo de SP publica cartaz com ilustrações de pênis; foi alvo de críticas

Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos afirmou que a “a campanha foi retirada das estações por não atender às diretrizes médicas para prevenção do câncer de próstata, que é o objetivo do Novembro Azul.”

Campanha Lave o Dito Cujo foi retirada dos metrôs de São Paulo | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governo de São Paulo colou cartazes, nas estações do Metrô, com ilustrações de pênis, para alertar sobre a importância da higienização correta do órgão sexual masculino, mas foram removidos nesta sexta-feira (19), um dia depois de terem sido instalados. A retirada aconteceu após uma reclamação feita pelo deputado estadual Tenente Nascimento (PSL), que alegou ser "uma afronta aos costumes e tradição da família brasileira". 

A campanha, batizada de "Lave o Dito Cujo", foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) e integra a campanha Novembro Azul, que acontece neste mês para a conscientização sobre o câncer de próstata e saúde do homem. Mas as imagens mostram vários pênis em desenho e foram alvo de críticas.

Ilustrações da campanha Lave o Dito Cujo | FOTO: Reprodução

O deputado Nascimento, que se define como bolsonarista, conservador e de direita, protocolou um requerimento e uma moção de repúdio contra a campanha na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

"Nosso entendimento é que esta exposição em um local público de grande circulação, com acesso irrestrito, como uma estação do Metrô, é inadmissível sob a ótica cultural, educacional, social e religiosa, pois é uma afronta aos costumes e tradição da família brasileira, razão pela qual se formula o presente requerimento visando a imediata retirada do cartaz intitulado 'Lave o Dito Cujo', que contém cerca de 40 desenhos expondo a genitália masculina, constrangendo homens, mulheres e crianças que passam pelo local diariamente", diz o deputado no documento.

Novembro Azul

Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos afirmou que a "a campanha foi retirada das estações por não atender às diretrizes médicas para prevenção do câncer de próstata, que é o objetivo do Novembro Azul."

"Lavar o pênis, apesar de ser uma importante medida para evitar uma série de doenças, não é uma das formas para prevenir esse tipo de câncer, mas sim o exame de toque da próstata e o exame de sangue PSA. A peça, ao fazer relação ao Novembro Azul, pode dar uma falsa sensação de proteção à população, sendo estes exames as únicas formas de detecção precoce da doença", diz a nota enviada ao g1.

Câncer de pênis

De acordo com reportagem do g1, o Instituto Lado a Lado pela Vida lamentou a retirada dos cartazes e argumentou que o Novembro Azul também alerta sobre o câncer de pênis, e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os principais fatores desse tipo de câncer são higiene íntima inadequada e infecção por HIV. De acordo com a entidade, o objetivo era apresentar o problema do câncer de pênis de "forma lúdica".

"O Instituto Lado a Lado pela Vida lamenta que formuladores de políticas públicas entendam que falar de uma doença negligenciada, que leva a óbito e mutila milhares de homens no país seja 'uma afronta aos costumes da família brasileira'", disse em nota.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES