Governo compra aparelho que detecta se o motorista consumiu drogas

A eficácia do dispositivo é de cinco minutos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2020 as fiscalizações de trânsitos vão ser bem mais intensas, além do uso normal do bafômetro que já acontece nas blitze de trânsito, os agentes de trânsito terão como testar também se o motorista consumiu substâncias como maconha, cocaína, anfetaminas e metanfetaminas, antes de dirigir. As informações são do site Uol

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma portaria no último dia 12 de abril criando um grupo de estudos técnicos com objetivo de implantar e utilizar essas tecnologias para tentar identificar se o motorista consumiu essas substâncias. Segundo o Uol, essas tecnologias utilizam aparelhos que são capazes de analisar por meio da saliva a presença de drogas ilícitas ou licitas no organismo, os aparelhos são chamados de drogômetros. 

O grupo que estuda essa implantação tem o prazo de 12 meses para terminar essas pesquisas  e produzir um relatório para disponibilizar a ferramenta em todo o Brasil, incluindo testes piloto em algumas cidades especificas. 

Até o final desse ano, o Ministério da Justiça realizará uma licitação para compra dos aparelhos que já são utilizados nos Estados Unidos, Austrália e Canadá. A eficácia do dispositivo é de cinco minutos.

Crédito: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES