A governadora Regina Sousa participou, na noite de quarta-feira (19), no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, da Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença. O estado homenageou 40 pessoas e instituições de diversas áreas, como forma de gratidão pelo trabalho que desenvolvem. O governador eleito, Rafael Fonteles, também esteve presente.
A cacique Francisca Cariri, representante da primeira comunidade indígena reconhecida pelo governo estadual, denominada Cariri, situada em Queimada Nova, a 563 km da capital, exibia com orgulho a condecoração. “Quiseram apagar nossa história dizendo que não existia índio no Piauí. Com este diploma eu sinto que estamos vivos. Estou feliz e orgulhosa pelo reconhecimento de nossas autoridades”, ressaltou.
Entre os diplomados havia também militares, educadores, advogados, atletas, religiosos, servidores públicos, vaqueiros, entre outros. A delegada de polícia Bruna Verena, diretora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, falou em nome dos homenageados. “Nos enche de responsabilidade para servir mais e melhor ao povo piauiense”, declarou a policial.
A grã-mestre da Ordem Renascença, Regina Sousa, fixou as insígnias nos homenageados e ressaltou a importância deles. “São pessoas que contribuem para a construção desse estado. Da profissão mais simples à mais complexa, todas estão contribuindo e construindo. Até a comida que fazemos aqui é diferente porque é o piauiense que faz” destacou Sousa.
“A maior satisfação é saber que este trabalho reconhecido hoje transformou crianças vulneráveis em policiais, professores, cidadãos de bem. Dedico a eles esta homenagem” disse emocionada a Tia Lila, que há 20 anos desenvolve trabalhos sociais na região da Santa Maria das Vassouras, zona rural de Teresina.