A semana começou com novidades para alunos e professores da Unidade Escolar Estado de São Paulo, situada no bairro Parque Piauí, em Teresina. Na manhã desta segunda-feira (6), durante visita à unidade escolar, o governador Wellington Dias fez a entrega de uma reforma geral das instalações e anunciou os benefícios que vão contemplar a comunidade escolar composta por 900 alunos nos turnos da manhã e tarde.
Acompanhado do secretário de Educação, Ellen Gera, e de outras autoridades do governo estadual, entre elas a vice-governadora Regina Sousa e o secretário da Fazenda Rafael Fonteles, o governador conheceu de perto as melhorias realizadas na instituição e também anunciou a entrega de 10 mil tablets para reforçar o ensino das escolas estaduais.
Com investimentos da ordem de R$ 1.288.172,68, valor proveniente de recursos do Programa PRO Piauí Educação, as obras incluíram a construção da primeira biblioteca da instituição, ampliação de refeitório e cozinha, vestiários, ginásio poliesportivo e laboratórios.
"Nós temos o exemplo da Escola Estado de São Paulo que agora vai para todas as nossas escolas nos 224 municípios piauienses. Uma boa estrutura física, uma boa escola com tudo que os alunos precisam, como educação de tempo integral, biblioteca virtual, internet e bons gestores. Estou muito feliz, pois além de gerar emprego e renda, é uma oportunidade ter uma escola gratuita e de qualidade", reforçou o governador.
Para Eliane Lópes, diretora da instituição, é um momento de festejar um sonho realizado. A escola, fundada no ano de 1981, recebe uma biblioteca pela primeira vez. "Estamos há 40 anos lutando e hoje chegamos ao final. Recebemos um refeitório amplo, comportando até 400 alunos. Temos biblioteca e sala de informática com 40 computadores. A gente não tinha nada disso, por isso estamos em um dia de festa", comemorou.
Lara Gabriele Sousa, estudante do 1º ano do Ensino Médio, já tem um espaço favorito na nova escola. "Cheguei agora, eu estudava em uma escola particular. Achei a biblioteca legal e bonita. O espaço é climatizado e tem jogos", disse. João da Cruz Paulo Silva, aluno do 2º ano, estava ansioso para conhecer a quadra e o laboratório. "A quadra de esportes estava detonada. Melhorou, está até maior. Quero começar a estudar logo e aproveitar tudo isso", falou.
Segundo o secretário Ellen Gera, a reforma vai proporcionar o crescimento do desempenho educacional da instituição, além de oferecer conforto à comunidade assistida pela Escola Estado de São Paulo. "A escola está completa em termos de infraestrutura e a gente não pode esquecer: a escola vai além da parte física, o essencial são os bons profissionais. O resultado da escola Estado de São Paulo é sempre muito bom e agora deve melhorar. Um equipamento reforçado vai fortalecer o ensino", concluiu.