Na noite de domingo (5), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez um alerta contra golpistas que buscam lucrar com a tragédia provocada pelas chuvas no estado. Até então, aproximadamente 844 mil pessoas em 341 cidades foram afetadas de alguma maneira, com mais de 115 mil desalojados. "No meio de tanta solidariedade, tem aproveitadores que usam a sensibilidade das pessoas para aplicar golpes. Isso é lamentável", disse.
GOLPE EM RELAÇÃO ÀS DOAÇÕES: Leite alertou sobre tentativas de golpe relacionadas ao canal de doações SOS Rio Grande do Sul, onde o uso da chave PIX com o CNPJ 92.958.800/0001-38 está sendo explorado. "Quando forem fazer a doação, é o SOS Rio Grande do Sul que aparece como destinatário e a instituição é o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul). Se não aparecer isso na hora da doação é porque é um golpe", disse o governador.
APOIO HUMANITÁRIO: Conforme Leite, aproximadamente R$ 38 milhões já foram doados por meio de transferências, tanto por indivíduos quanto por empresas. Esses fundos serão integralmente destinados ao apoio humanitário das comunidades impactadas pelas enchentes. A conta, associada ao Banrisul, é a mesma utilizada no ano anterior, quando as chuvas provocaram danos significativos no Estado, especialmente nas cidades do Vale do Taquari.
78 MORTES JÁ FORAM REGISTRADAS: O mais recente balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, neste domingo à tarde, indicou que o número de mortos devido às intensas chuvas, que assolam o estado desde a semana passada, chega a 78. Ainda há 108 pessoas desaparecidas. As chuvas já impactaram 341 dos 497 municípios.