Nesta quinta-feira (13), o Google anunciou o lançamento do Bard, um concorrente do ChatGPT, em mais de 50 países, incluindo o Brasil e as nações da União Europeia. A empresa havia evitado entrar nesses mercados até então devido a questões regulatórias.
Segundo um comunicado divulgado no blog da empresa americana, o Bard está disponível na maioria dos países do mundo e nos idiomas mais falados. Em fevereiro, o Google apresentou sua própria ferramenta de Inteligência Artificial (IA) como resposta ao ChatGPT, que foi desenvolvido pela OpenAI e recebeu grande financiamento da Microsoft.
"Como parte de nossa abordagem ousada e responsável com a IA, nós colaboramos de maneira proativa com especialistas, formuladores de políticas e reguladores de privacidade nesta expansão", afirmou o Google.
O Google havia adiado o lançamento do Bard na União Europeia, o que foi interpretado como uma precaução diante dos esforços do bloco em regulamentar os algoritmos de IA. Essas regulamentações visam abordar preocupações relacionadas à privacidade, propriedade intelectual e disseminação de desinformação.
O Bard, inicialmente uma ferramenta trilíngue (inglês, japonês e coreano), agora será capaz de se expressar em quase 40 idiomas, incluindo português, árabe, alemão, chinês, espanhol, francês e hindi, de acordo com informações do Google. Além disso, o Bard terá a capacidade de fornecer respostas por meio de comunicação oral, adaptar seu estilo de resposta para linguagem informal ou profissional e extrair informações de imagens.
Assim como o ChatGPT, o Bard também possui a capacidade de retomar uma conversa que tenha sido temporariamente suspensa, oferecendo aos usuários a continuidade do diálogo. Os chatbots são considerados uma alternativa às pesquisas online convencionais e têm alcançado grande sucesso desde o lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022. Esse aplicativo já está integrado ao portal de busca Bing e a outras ferramentas do grupo americano Microsoft.