Criminosos estão se passando pelos Correios para aplicar um golpe, alegando que as encomendas foram taxadas e retidas na alfândega e exigindo o pagamento de uma taxa. O caso foi compartilhado por internautas no X (anteriormente Twitter).
Apesar de se apresentarem como representantes da empresa nacional de entregas, a maioria das mensagens direciona os usuários para o site rastreiosdobrasil.com, que não tem vínculo com os Correios. Esse link leva a uma falsa central de atendimento, que cobra uma taxa para liberar a encomenda.
SAIBA MAIS SOBRE O GOLPE
A fraude ocorre em um momento de novas regulamentações do Governo Federal para compras em sites estrangeiros como Shopee e AliExpress. Caso uma encomenda seja taxada, o usuário é notificado pelos sites e aplicativos oficiais dos Correios, que não usam SMS para comunicação. A seguir, conheça mais sobre o Golpe dos Correios e os relatos de internautas sobre o caso.
Golpes de phishing frequentemente ocorrem por SMS, com mensagens urgentes para criar pânico e induzir o pagamento de taxas falsas. O objetivo é fazer os compradores acreditarem que suas compras online foram taxadas, prometendo a entrega do produto após o pagamento.
No golpe dos Correios, criminosos usam SMS e WhatsApp para enganar usuários. Relatos no X (antigo Twitter) mostram que ao clicar em links das mensagens, os usuários eram direcionados a uma falsa central de atendimento, que pedia pagamento de uma taxa. Internautas notaram inconsistências no site, como abas que retornavam à página inicial, e denunciaram o golpe para evitar novas vítimas.
EVITE E APRENDA COMO IDENTIFICAR TENTATIVA DE GOLPE
1.Confira o e-mail e o nome do remetente
Atenção aos nossos canais de comunicação: só enviamos e-mails do domínio @correios.com.br. Sempre verifique o endereço de e-mail do remetente para garantir que seja legítimo antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais.
2.Cautela com links
Não clique nos links no corpo do e-mail em nenhuma hipótese. Caso esteja realmente esperando uma encomenda, entre no site oficial dos Correios e confira o rastreamento do produto.
3.Desconfie de mensagens urgentes
Sites ou e-mails de phishing chegam com uma mensagem inesperada e surpreendente. Esteja atento e desconfie de mensagens que solicitam informações confidenciais, especialmente se ameaçarem consequências negativas se você não agir imediatamente.
4. Atualização constante
Mantenha aplicativos e softwares de rastreamento de vírus atualizados para se proteger contra novas ameaças. Esses programas fazem uma varredura periódica e eliminam os arquivos danosos ao computador.
5. Notifique junto ao seu provedor os e-mails suspeitos
Se você perceber qualquer atividade suspeita, reporte imediatamente o ocorrido ao seu provedor de e-mail, caso o filtro automático não tenha identificado a mensagem como spam. Para isso, é preciso clicar na mensagem e abrir o menu de opções e clicar na opção “denunciar spam” ou “denunciar phishing”.
Seguindo esses passos, você nos ajuda a coibir tentativas de golpes usando o nome dos Correios de forma indevida e, ao mesmo tempo, evita que mais pessoas caiam em golpes ou fraudes.
Para saber mais e conhecer outras orientações sobre Segurança da Informação, clique aqui.
(Com informações do TechTudo e Correios)