Golpe do pix agendado é risco para motoristas de app e comerciantes

Cliente deixa o pix agendado e depois cancela a transação, deixando o prestador de serviço sem ter como reclamar

Golpe do pix | Waldelúcio Barbosa
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um motorista de aplicativode Teresina que não quis se identificar conta que fez uma corrida com um cliente que havia marcado a opção para pagar em dinheiro. O problema é que, dizendo que não teria troco, o rapaz disse que mandaria o valor pelo pix. O problema é que o valor nunca caiu, pois no comprovante dá para ler, nas pequenas letras do arquivo de PDF, que a transação estava agendada

O risco do pix agendado é que a transação pode ser cancelada antes da data prevista no pagamento pelo cliente. Em muitos casos, não só motoristas de aplicativo como comerciantes e prestadores de serviço podem cair no golpe. "É um prejuízo de R$23 que pode não parecer muito para quem faz esse tipo de coisa, mas que faz a diferença para alguém que trabalha com combustível, que está bem caro", avalia.

Golpe do pix agendado faz muitas vítimas. Crédito: Waldelúcio Barbosa.

A recomendação para pessoas que recebem pagamentos via pix é prestar atenção no comprovante. Quando a transação é agendada, as informações ficam explícitas no cupom de comprovação. Além disso, é importante checar a conta corrente para ver se o valor caiu antes do cliente ir embora.

Transações via pix imediatas geralmente são notificadas pelo banco no momento que acontecem, caso quem receba esteja conectado à internet. Mas o mais importante é ver se tem escrito "agendado" no cumpom apresentado pelo cliente.

"Eu agora não caio mais, mas penso que é uma conduta criminosa que precisa de fiscalização. Ninguém quer fazer b.o. por conta de um valor tão pequeno, mas é uma coisa chata. As pessoas precisam ser mais honestas", finaliza.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES