“Geleira do Juízo Final”: Novo estudo aponta risco de derretimento acelerado

O derretimento da geleira traria graves consequências globais, incluindo elevação do nível do mar e deslocamento de pessoas.

Avalie a matéria:
Glaciar Thwaites, ou 'Geleira do Juízo Final', na Antártica, | British Antarctic Survey

A Geleira Thwaites, ou “Geleira do Juízo Final”, assim apelidada, na Antártica, enfrenta um risco ainda maior de derretimento do que se previa anteriormente. As novas descobertas indicam que a instabilidade da geleira é ainda mais preocupante do que se imaginava, isso porque a elevação do nível do mar inundaria áreas costeiras, deslocando milhões de pessoas e causando danos econômicos incalculáveis. 

A PESQUISA:

Uma equipe internacional de especialistas, composta por cientistas de universidades dos Estados Unidos e do Canadá, juntamente com Agência Espacial Norte Americana (Nasa) descobriram um movimento preocupante: a geleira está se deslocando em ritmo acelerado, impulsionada pela água quente do oceano.

Publicada em um jornal científico de renome, "Proceedings of the National Academy of Sciences", nesta segunda-feira (20) mostram o impulsionamento causado por águas oceânicas quentes que se infiltram sob a geleira, erodindo-a e acelerando seu derretimento. 

Figura ultilizada no artigo retrata o evento climático./ FOTO: Reprodução/PNAS

O QUE ISTO SIGNIFICA? 

A coautora do estudo, Christine Dow, professora da Universidade de Waterloo, alerta que essa descoberta não se limita apenas à Thwaites. A ação das marés, combinada com o aquecimento do oceano, pode afetar toda a camada de gelo da Antártida Ocidental, levando a um aumento ainda mais significativo do nível do mar.

“Concluímos que o futuro de Thwaites – e de outros glaciares antárcticos – dependerá da rapidez com que as águas quentes erodem as zonas de aterramento ao longo de grandes distâncias, muito mais rapidamente do que o previsto pelos modelos actuais”, explicaram os autores no estudo. 

A geleira é apelidada de "Geleira do Juízo Final" devido ao seu potencial de elevar o nível do mar em até um metro. O derretimento da Thwaites intensificaria eventos climáticos extremos e alteraria os padrões oceânicos, com impactos duradouros para os ecossistemas marinhos e terrestres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES