A Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina lançou, neste sábado (6), a operação Saturação, que consiste no reforço do efetivo para ocupar um bairro da capital durante um dia, com base no índice de criminalidade ali registrado. A operação teve início no bairro Angelim, localizado na zona Sul da cidade. Mais de 30 agentes, a GCM fez o patrulhamento ostensivo durante tarde e noite, de forma intensiva.
“É o início de uma nova sistemática da Guarda Municipal que busca se tornar mais presente em outras regiões da cidade. Selecionamos a região da Vila Irmã Dulce e Angelim devido ao índice de violência. O momento foi de reconhecer a área e conversar com moradores para que eles também conheçam a gente. Assim, podemos planejar ações futuras. Essa foi a primeira de outras tantas formas novas que a Guarda vai atuar”, explica o coronel Nixon Frota, comandante da GCM de Teresina.
O cronograma prevê que a Operação Saturação sua extensão para outros bairros da cidade. “A população vê a presença forte da GCM na zona Norte. Nossa ideia é descentralizar e levar isso também para outras zonas da cidade. A operação vai continuar. Cada bairro e comunidade vai ter uma demanda e uma solução, uma forma de trabalhar diferente”, pontua Nixon Frota.