GCM faz monitoramento após arrombamentos em 100 escolas de Teresina

A ação dos vândalos se concentra, principalmente, em 20 escolas das mais variadas zonas da cidade.

mn | mn

O comandante da Guarda Civil  Municipal de Teresina (GCM), coronel Nixon Frota, determinou o monitoramento das escolas municipais. Das 317 unidades de ensino na cidade, aproximadamente 100 foram alvos de arrombamentos. A integração entre as secretarias foi firmada após reunião com o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, nesta terça-feira (12).

“O objetivo é a repressão aos arrombamentos e furtos ocorridos nas escolas da rede municipal. Tive uma reunião com o secretário Nouga Cardoso e o momento  é de diagnóstico com base nos dados da Secretaria Municipal de Educação”, informou o comandante da GCM.

A ação dos vândalos se concentra, principalmente, em 20 escolas das mais variadas zonas da cidade. De janeiro de 2020 a janeiro de 2021 já são contabilizados 100 escolas alvo de criminosos, sendo que algumas foram arrombadas mais de uma vez.  A Escola Municipal Altina Castelo Branco,  na região do Grande Dirceu, foi alvo de oito arrombamentos.

Foto - Divulgação

Ao todo são 189 boletins de ocorrência. Entre os objetos furtados estão computadores, botijões de gás de cozinha, móveis, eletrodomésticos e fiação, entre outros.

Após reunião dos secretários, os GCMs iniciaram o mapeamento da situação nesta quarta-feira (13) para o planejamento de ações e preservação do patrimônio público.

“Vamos gerar projetos com resultados positivos para as duas áreas, no sentido de reforçar a segurança nos estabelecimentos de ensino municipais”, disse Nixon Frota. Atualmente, a Secretaria  Municipal de Educação  (Semec) conta com  317 escolas e mais de 96 mil alunos.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES