O “Altas Horas”, programa comandado pelo apresentador Sérgio Groisman, levou à atração deste domingo, a história de André Lodi, um menino de 14 anos, que assim como muitos garotos de sua idade, tem vários amigos e gosta de futebol. A única diferença é que o rapaz é filho de duas mulheres.
E surpreendentemente para ninguém, ele leva uma vida como a de qualquer outro jovem. “Não é por nada, não, mas eu acho que eu não tenho nenhum problema de desenvolvimento. Se tiver, alguém me fala porque eu quero prestar atenção, mas eu nunca tive nada”, brincou o menino.
André foi convidado a responder as dúvidas da plateia, que foram desde questões jurídicas envolvendo ter o sobrenome das duas mães até uma possível falta de uma figura paterna em sua vida.
Quanto ao preconceito que poderia sofrer por ter duas mães, ele conta que nunca passou por nada diretamente, mas lembra já ter testemunhado com amigos que também são filhos de casais homossexuais. Ana Lúcia afirmou que, antes da gestação, teve medo de que sua criança pudesse ser vítima de discriminação, mas contou que uma amiga a ajudou, dizendo que se tudo estivesse resolvido dentro dela, qualquer problema seria mais fácil de lidar.
A última questão veio de um rapaz que perguntou a André se “ao descobrir que tinha duas mães foi um choque ou você aceitou numa boa?”, ao que o menino respondeu de forma mais clara possível: "Eu não descobri, eu sempre tive duas mães", respondeu Lodi. "Eu não era de outra família e cheguei numa família nova", completou.
Bruno insistiu: "Mas quando você percebeu que tinha duas mães..." Lodi interpelou: "Posso te fazer uma pergunta? O seu núcleo familiar, como é formado?"
"Normal, uma mãe e um pai. Desculpa, pra mim, o normal é ter uma mãe e um pai, mas não que eu tenha algum preconceito", respondeu o rapaz.
Neste momento, a plateia reagiu com ar de surpresa.
Em seguida, Lodi questionou o rapaz: "Ah, então, você está dizendo que a minha família não é normal?"
Pedindo para Bruno repetir sua pergunta inicial, Lodi finalizou a discussão respondendo a questão por meio de uma forte pergunta retórica: "E quando você percebeu que tinha uma mãe e um pai?"
A resposta do garoto foi ovacionada pela plateia.
Nas redes sociais, a discussão repercutiu de imediato e a postura de André Lodi foi bastante elogiada: