Furacão Milton se aproxima e provoca evacuação em cidades da Flórida

Com ventos de 260 km/h, Milton deve tocar a costa de Tampa, nos EUA, na madrugada de quinta-feira. Fenômeno provocou desabastecimento e congestionamentos na Flórida.

Ruas vazias em Treasure Island, na região de Tampa (Flórida), antes da chegada do furacão Milton | Foto: The City of Treasure Island, Florida/Reuters
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O furacão Milton está previsto para atingir a costa da Flórida, nos Estados Unidos, na madrugada de quinta-feira (10), segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC). Mais de 1 milhão de pessoas foram ordenadas a evacuar suas casas e buscar abrigo imediatamente, o que transformou diversas cidades em verdadeiras "cidades-fantasmas" e causou congestionamentos nas estradas.

Nesta quarta-feira (9), o NHC informou que o furacão se encontrava a 485 quilômetros da costa da Flórida, com previsão de tocar o solo às 01h no horário local (03h no horário de Brasília). Nesta madrugada, os ventos do furacão Milton alcançaram 260 km/h, segundo informações do NHC, que também alertou que essa velocidade pode aumentar ainda mais. O furacão está classificado como categoria 5, a máxima da escala.

O NHC descreveu Milton como tendo uma força "explosiva" nos últimos dias. O presidente Joe Biden afirmou que Milton pode ser o pior furacão a atingir a Flórida em mais de 100 anos.

Uma das primeiras áreas a ser afetada será a região metropolitana de Tampa, onde residem mais de 3 milhões de pessoas. As autoridades esperam danos significativos em casas e edifícios, além do risco de inundações. 

Outras áreas da Flórida, como Orlando, também podem sofrer impactos severos. Em resposta à tempestade, a Disney decidiu fechar seus parques temáticos na região a partir desta quarta-feira.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES