Furacão Milton ganha força e ameaça a Flórida com ventos de até 285 km/h

Fenômeno, que se formou no fim de semana, deve tocar o solo na Flórida na quarta-feira (9)

Carros fazem fila em posto de gasolina em Altamonte Springs, na Flórida, em 7 de outubro de 2024 | Foto: Reprodução/Centro Nacional de Furacões dos EUA
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em uma janela de pouco mais de quatro horas, o furacão Milton, que se aproxima da Flórida, nos EUA, ganhou uma força "explosiva" na segunda-feira (7), conforme classificou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). O furacão subiu da categoria 2 para a categoria 5, a máxima na escala de intensidade.

ALTO POTENCIAL DESTRUTIVO

Nesta terça-feira (8), Milton perdeu um pouco da força, caindo para a categoria 4, mas, segundo o NHC, ainda apresenta "alto potencial destrutivo". O fenômeno deve tocar o solo na Flórida na quarta-feira, menos de duas semanas após o furacão Helene ter causado inundações e destruição na costa do estado.

O NHC também informou que o furacão deve aumentar de tamanho à medida que se aproximar da Flórida. Milton, que se formou no Golfo do México, ainda não atingiu o solo em nenhum país. Nesta manhã, ele passou perto da península de Yucatán, no norte do México, onde são esperadas grandes ondas e ventos fortes.

EVACUAÇÃO EM TAMPA

O furacão Milton deve atingir a área metropolitana de Tampa, que possui uma população de mais de 3,3 milhões de pessoas, com um potencial impacto direto na mesma faixa de costa devastada por Helene.

Furacão Milton se intensificou rapidamente nesta segunda (7) para categoria 5 e deve tocar solo nos EUA na quarta, 9 de outubro de 2024. — Foto: Reprodução/Centro Nacional de Furacões dos EUA

Parte da população de Tampa já iniciou a evacuação da cidade. Longos congestionamentos foram registrados nesta segunda-feira na Interstate 75, rodovia que segue para o norte do estado. Equipes de resgate também aceleraram os trabalhos para limpar os destroços deixados por Helene.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES