Furacão Beryl chegará com força à Jamaica após matar 7 pessoas no Caribe

Fenômeno é o primeiro na categoria 5 a atingir o Caribe em um mês de junho.

Avalie a matéria:
Furacão Beryl chegará com força à Jamaica após matar 7 pessoas no Caribe | Imagem: Reprodução/X

O furacão "Beryl", o maior a atingir o Caribe, deixando sete pessoas mortas, nesta temporada, está prestes a alcançar a Jamaica nas próximas horas, conforme anunciado pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). Em um boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (3), o NHC indicou que o Beryl deve chegar à costa jamaicana por volta do meio-dia local (10h pelo horário de Brasília), com intensidade superior à prevista. 

O furacão ainda mantém ventos acima de 240 km/h, classificando-o como categoria 5, a mais alta na escala de intensidade. Anteriormente, esperava-se que Beryl perdesse força já na tarde de terça-feira. Esta é a primeira vez que um fenômeno dessa magnitude atinge o Caribe em junho, o que levou as autoridades a preverem uma temporada de furacões severos na região. 

EXTREMAMENTE PERIGOSO

O Beryl foi classificado como "extremamente perigoso" pelo NHC dos EUA. Surgiu como tempestade tropical e alcançou a categoria 5 em apenas dez horas, uma ocorrência inédita para junho no Caribe, onde a temporada de furacões geralmente ocorre de julho a setembro. 

Furacão Beryl atinge escala máxima e mata 5 após tocar solo no Caribe - Imagem: Reprodução/X 

PASSAGEM PELA VENEZUELA DEIXA 3 MORTOS

Três mortos, quatro desaparecidos e 8 mil casas afetadas é o balanço provisório dos efeitos das chuvas associadas ao furacão Beryl, que atingiram várias regiões da Venezuela.

"Infelizmente, está confirmada a morte de três pessoas, dois homens e uma mulher, e quatro pessoas estão desaparecidas, dois homens e duas mulheres", anunciou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, na televisão estatal.

SEGUINDO EM DIREÇÃO AO MÉXICO

O furacão atingiu Carriacou em Granada na segunda-feira (1º) e seguiu por São Vicente, Granadinas e Barbados. Agora, segundo o boletim do NHC de terça-feira (2), está próximo da Jamaica e seguirá pelo Caribe em direção à costa do México durante a semana. Autoridades preveem que o furacão perca intensidade, mas alertas foram emitidos para Ilhas Cayman, Belize e sudoeste do Golfo do México.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES