Furacão Beryl atinge escala máxima e mata 6 após tocar solo no Caribe

Furacão ganhou força em pouco tempo e pode ter ventos de até 260 km/h; previsão é a de que atinja Jamaica na quarta (3)

Avalie a matéria:
Furacão Beryl atinge escala máxima e mata 6 após tocar solo no Caribe | Imagem: Reprodução/X

O furacão "Beryl", que avança pelo Caribe, foi reclassificado como categoria 5, a mais alta na escala, tornando-se o primeiro a atingir essa força em junho na região. Autoridades preveem uma temporada de furacões severos. O furacão já causou seis mortes: uma em São Vicente e Granadinas, uma na Venezuela e três em Granada, conforme informaram autoridades locais. 

EXTREMAMENTE PERIGOSO

Classificado como "extremamente perigoso" pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), Beryl ganhou mais força e velocidade do que o previsto, podendo alcançar ventos de até 270 km/h.

O furacão "Beryl" tocou solo na segunda-feira (1º) em Carriacou, Granada, passando depois por São Vicente e Granadinas e Barbados. De acordo com o NHC, nesta terça-feira (2) o furacão se aproxima da Jamaica, onde deve chegar na quarta-feira (3).

Furacão Beryl atinge escala máxima e mata 5 após tocar solo no Caribe - Imagem: Reprodução/X 

CAUSA DO RÁPIDO FORTALECIMENTO

Embora as autoridades prevejam que Beryl perca força ao longo da semana, ainda foram emitidos alertas para o Haiti, as Ilhas Cayman, Belize e cidades no sudoeste do Golfo do México. 

Especialistas atribuem o rápido fortalecimento do furacão "Beryl" às águas quentes do oceano, com temperaturas até 3°C acima da média. No final de maio, a NOAA previu uma temporada de furacões "extraordinária" para este ano, com até sete tempestades de categoria 3 ou superior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES