As inscrições para 23 cursos profissionalizantes gratuitos da Fundação Wall Ferraz estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (12). Nesta etapa estão sendo ofertadas 508 vagas para os cursos, que serão realizados em nove centros de capacitação e em entidades parceiras, beneficiando moradores de vários bairros de Teresina.
Serão oferecidos aos interessados os cursos de Confeiteiro, Assistente Administrativo, Operador de Micro, Design de Sobrancelha, Balconista de Farmácia, Conserto e Manutenção de Celulares, Corte de Cabelo Masculino e Barbearia, Operador de Micro, Agente de Portaria, Marketing em Mídias Sociais, Confeitaria, Corte de Cabelo e Escova, Doces Finos, Eletricista Predial, Corte e Costura em Tecido, Panificação Artesanal, Organizador de Eventos, Feltro e Salgadeiro.
As vagas disponíveis são divididas entre os projetos Capacitar para Empreender, que tem como objetivo incentivar o aluno a montar o seu próprio negócio, e o Profissionalizar Teresina, que visa capacitar pessoas com interesse em ingressar no mercado de trabalho formal e informal. Alguns dos cursos terão início no próximo dia 20 de agosto, e a estimativa dos idealizadores é que as vagas sejam totalmente preenchidas ainda na segunda-feira, já que segundo eles, tem aumentado o interesse das pessoas em se profissionalizar.
O presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, explica que a Fundação preparou para este segundo semestre vagas em cursos que atendem a necessidade de cada região. Segundo ele, foi realizado um estudo técnico que verificou a demanda destes locais.
“O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e sem qualificação fica mais difícil algumas pessoas conseguirem um emprego ou montar um negócio de sucesso”, destacou Scheyvan Lima.
Além de possuir a idade mínima de 16 anos, os interessados nos cursos devem ter nível de escolaridade compatível com a especificidade de cada curso. Para se inscrever, basta ir até um dos locais onde os cursos serão executados e apresentar documento de identidade com foto e CPF (originais e copias), além de comprovantes de endereço e de escolaridade.
Os cursos são ofertados de forma gratuita pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Wall Ferraz, e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, e com a Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMESTE), que por meio do Banco Popular irá ofertar uma linha de crédito para os alunos do Projeto Capacitar para Empreender.
Todas as informações sobre cursos, ofertas de empregos, workshops e ações de cidadania podem ser adquiridas no site fwf.pmt.pi.gov.br.
LOCAIS DOS CURSOS E INSCRIÇÕES:
ZONA SUDESTE
CENTRO DE CAPACITAÇÃO DO DIRCEU II
Rua 54 s/n próximo a Igreja de Santa Teresina
Cursos: Confeiteiro, Assistente Administrativo e Operador de Micro
ZONA SUL
CENTRO DE CAPACITAÇÃO DA VERMELHA
Rua 13 de Maio, nº 1718
Cursos: Marketing em Mídias Sociais e Operador de Micro
CENTRO DE CAPACITAÇÃO DA REDENÇÃO
Quadra N nº 4033
Cursos: Panificação Artesanal e Organizador de Eventos
CENTRO DE CAPACITAÇÃO DA CERÂMICA CIL
PI 130 s/n
Cursos: Doces Finos e Eletricista Predial
ZONA NORTE
UPS LAGOAS DO NORTE
Parque Lagoas do Norte
Cursos: Desingn de Sobrancelha, Balconista de Farmácia e Concerto e Manutenção de Celulares
CENTRO DE CAPACITAÇÃO DO PARQUE BRASIL
Rua da República, nº 3963
Cursos: Corte de Cabelo Masculino e Barbearia, Operador de Micro e Agente de Portaria
CENTRO DE CAPACITAÇÃO LEONEL BRIZOLA
Rua Projetada s/n
Curso: Feltro
CENTRO DE CAPACITAÇÃO DO POTI VELHO
Rua Desembargador Flávio Furtado, nº 1113
Cursos: Corte de Cabelo e Escova e Operador de Micro
CENTRO DE CAPACITAÇÃO DO PARQUE ALVORADA
Rua Pedro Brito, nº 1915
Cursos: Confeitaria e Agente de Portaria
CENTRO DE CAPACITAÇÃO DO ITAPERU
Rua Governador Arthur de Vasconcelos, nª 4695
Cursos: Corte e Costura em Tecido e Operador de Micro
ZONA LESTE
CENTRO SOCIAL SATÉLITE (BAIRRO SÃO JOÃO)
Rua Telegrafista Sebastião Portela, S/N, Bairro São João
Curso: Salgadeiro