Prefeito eleito de Pelotas, Eduardo Leite (PSDB) acabou virando assunto no Facebook por causa de uma foto sua sem camisa, tirada em 2011 e postada no perfil pessoal. A imagem mostra o prefeito mais jovem da cidade, de 27 anos, estudando em uma escrivaninha com uma cuia de chimarrão na mão - a bebida é típica dos gaúchos.
Segundo o tucano, a imagem foi retirada de seu perfil antes do início do processo eleitoral deste ano. "A foto estava no meu perfil, não tem nada demais nela, estou sem camisa em um dia de muito calor. Mas sabia que ela podia ser usada na campanha", afirma, sobre porque retirou a imagem do ar. Ele atribui o reaparecimento da foto, agora que a campanha passou, ao "calor do momento". "Acabamos de vencer, estamos em evidência", justifica.
Leite venceu o petista Fernando Marroni no segundo turno com 51,15% dos votos. Advogado por formação, ex-secretário municipal e duas vezes vereador pela cidade da porção sul gaúcha, Leite diz que não se incomoda com os comentários sobre a foto, porque não são pejorativos. "Mas essa coisa de "ser bonitinho", só um rostinho bonito, foi usado pelos adversários como tentativa de me desqualificar, se fazer surgir um preconceito no estereótipo de que se é bonito não é inteligente", diz.
De acordo com Leite, aparência e idade não foram tema trazidos em sua campanha, mas os rivais na disputa teriam tentado explorar as questões. "Nunca fiz debate em cima de idade, mas eles queriam ligar isso com falta de maturidade", lembra. O tucano cita realizações na Câmara Municipal - como a Lei da Transparência e as tentativas de reduzir o número de cargos comissionados - e afirma que quer, também no Executivo, ser "conhecido pelas iniciativas de enfrentamento".
Os comentários nas redes sociais sobre a foto sem camisa não alteraram a rotina do prefeito eleito. Na manhã desta quarta-feira Leite esteve reunido com o atual chefe do Executivo de Pelotas, Adolfo Antônio Fetter (PP), para "começar o processo de transição". Segundo o tucano, sua gestão deve se focar inicialmente nos problemas da área da saúde na cidade.