Um pedreiro de 46 anos, identificado como Francisco José da Silva Simão, ficou ferido e por muito pouco não perdeu a vida após uma fossa explodir. O fato aconteceu no final da tarde de quarta-feira (29/01), em uma residência do Conjunto José da Cunha Frota, o "Mutirão", no Bairro Nossa Senhora de Fátima em Cocal, município da região Norte do Piauí. As informações são do Blog do Coveiro.
Testemunhas informaram que operários de uma empresa de esgotamento de fossas realizaram a limpeza do local e acreditam que nela aplicaram um produto químico chamado carbureto. Momentos depois, enquanto os trabalhadores enrolavam a mangueira e se preparavam para sair do recinto foram surpreendidos pelo grande barulho de uma explosão.
Suspeita-se que o pedreiro que trabalhava na casa utilizou uma serra mármore para fazer um orifício na tampa da fossa, com o intuito de facilitar o trabalho das próximas limpezas. O corte a pedra ocasionou faíscas e como dentro da fossa havia gás metano, a reação química com as fagulhas gerou uma grande explosão, deixando também um rastro de destruição.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu a ocorrência. A vitima estava consciente e orientada, entretanto, apresentava escoriações por todo o corpo e lesões na face e no couro cabeludo, além de suspeita de fratura no tornozelo esquerdo.
Após receber os primeiros socorros, o homem foi encaminhado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) em Parnaíba, onde será submetido a uma avaliação médica mais detalhada.