Teresina vem se tornando uma cidade conhecida por ser uma grande atração no mundo dos negócios, já que cada vez mais vem sediando eventos e congressos de grande porte, e o I Fórum, com certeza, marcará a cena jurídica como o maior evento que o Estado já recebeu. O evento, além de trazer grandes nomes de universidades européias e brasileiras, contará ainda com uma grande estrutura. O auditório da OAB foi totalmente reformado, e agora tem uma capacidade de abrigar 500 pessoas por palestra; paralelo às conferências, serão também utilizadas salas da ESAPI para a realização dos mini-cursos, em prédio anexo ao da OAB Piauí.
Serão montadas sala de imprensa para coletivas de jornalistas, sistema de wireless e tradução simultânea de todas as palestras. O evento terá também transmissão de todo o congresso com chat?s via internet, criando um diferencial no mercado das grandes feiras e congressos realizados em todo o país. Além disso, haverá uma agência de turismo que irá cuidar de todos as reservas de hotéis e vendas de passagens aéreas dos participantes.
Está sendo preparada também uma sala de secretaria, equipada com máquinas fotocopiadoras, computadores e sistema wireless disponível a todos os inscritos no evento, taquígrafos e secretários que estarão tomando nota de todos as palestras, fazendo a ata/crônica onde terminada a jornada, serão disponibilizados os textos e enviados por e-mail aos congressistas.
Haverá cartunistas que estarão expondo em um painel no corredor do congresso caricaturas, charges e reclames bem humorados. Estarão à disposição do evento fotógrafos especializados e equipes de filmagens posterior produção de um vídeo-comentário. No quesito segurança serão contratados profissionais da área equipados com detectores de metal.
Além de toda essa estrutura, uma feira de negócios jurídicos, a I Fenajus acontecerá no pátio exterior da OAB, com produtos e serviços voltados à categoria. Destaque para editoras de livros jurídicos, equipamentos de informática e escritório, agencias de viagens, concessionárias, que estarão oferecendo pacotes sobre cursos, mestrados, doutorados e congressos no Brasil e no exterior.
Serão montados ao todo 18 estandes e praça de alimentação na I Fenajus, os quais serão ocupados pela a Imobiliária Mouzinho, Construtora Martins, Protege, Persianas e Cia, Alberflex, Lys Turismo, Livraria Universitária, CCAA, Micro e Cia, Netsoft, Houston, Hyundai, Sebrae, Supriforms, Nissan, Governo do Estado do Paiuí, FAP e La Trufel. A FAP terá dois estandes, mostrando todo o perfil da faculdade que abriga vários cursos no Piauí, Parnáiba e no Paraná.
Renomado pesquisador abre o evento falando sobre as promessas não cumpridas da Revolução de 1789
O I Fórum Ibero-Americano de Direito começa nesta quarta-feira (11), com a conferência magna de abertura e segue até o dia 13 de novembro, na sede da OAB-PI. Com o tema ?As promessas não realizadas de 1789: igualdade, liberdade e fraternidade? o Prof. Dr. da Universidade Federal de Pernambuco, João Maurício Adeodato, começa os trabalhosdo evento, que terá a presença de várias autoridades, como o presidente do Conselho Federal da OAB, Cesar Britto, o governador Wellington Dias, magistrados, membros do TCE, dentre outras.
O Dr. Adeodato é dono de currículo respeitável no meio acadêmio. Possui pós-doutorado pela Universidade de Mains, por meio da Fundação Alexander Von Humboldt. Possui outros pós-doutorados como professor convidado nas freiburg-im-Breisgau e Heidelberg. Pesquisador do CNPq desde 1984. Pesquisador I desde 1990 e, desde 1997, Pesquisador I-A. Criador e líder de grupo de pesquisa sobre retórica jurídica. Mais de uma centena de trabalhos no Brasil e no exterior (Alemanha, Itália, Índia, Estados Unidos, Holanda, Portugal, Espanha, França, Estados Unidos e Argentina). No exterior, palestrante e professor convidado nas Universidades de Mainz Göttingen, Freiburg im Breisgau, Frankfurt am Main, New York Pace, Duquesne Pittsburgh, Pablo de Ollavide de Sevilla, Heidelberg, Göttingen, Augsburg e Kiel, Heidelberg, Lecce, Nacional del Comahue de San Carlos de Bariloche, Patras - Grécia, de Los Andes e Católica de Chile e Bielefeld. Com certeza sua presença enriquecerá as discussões, desse Fórum, que já vem se desenhando como o maior evento jurídico do país.
Com o tema ?A contratação em massa e a proteção do consumidor numa economia globalizada?, o Prof. Dr. António Pinto Monteiro, catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, ministrará palestra no I Fórum Ibero-Americano de Direito, no dia 12 de novembro, a partir das 17h30, no auditório Ministro Reis Veloso, na sede da OAB-PI. Pinto Monteiro já proferiu dezenas de palestras em Portugal e em outros países. Possui mais de 100 títulos publicados, incluindo artigos em revistas portuguesas, espanholas, francesas, italianas, holandesas, alemãs e brasileiras. Com certeza sua presença enriquecerá as discussões, desse Fórum, que já vem se desenhando como o maior evento jurídico do país.
A organização do evento, que conta com o apoio da UFPI e NUPEJ, da UFPE, da AGU, entre outras instituições, foi firmada desde abril de 2008 e somente em julho deste ano foram fechadas as parcerias com as maiores universidades da Península Ibérica, como Saragoza, Salamanca, Barcelona e de Coimbra. As inscrições ainda podem ser feitas no site www.fiad.com.br. Mais informações nos telefones (86) 3231-0910 ou na OAB-PI pelo telefone (86) 2107-5800.