Sábado, dia 20, Teresina vai receber um evento inovador: um encontro que promete realizar o sonho de muito empreendedor. Oportunidade única de fazer negócio com grandes marcas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, interessadas em encontrar um parceiro para sua expansão na cidade, com foco no mais novo shopping de Teresina, o Shopping Rio Poty.
Fórum de Ofertas
Diferente das feiras de franchising, onde as pessoas vão sem necessariamente estarem prontas para adquirir uma franquia, o evento promove um encontro, com hora marcada, entre empreendedores/investidores e os gestores de expansão, ou mesmo os donos, de grandes redes de franquia.
Com um formato enxuto e direcionado, o Fórum de Franquias é uma grande reunião de negócios. “O grande diferencial do evento, diferente do que existe no mercado hoje de eventos de franquias, é que não se trata de um feirão de franquias, mas sim reuniões de negócio previamente agendadas.”, explica Guy Gaul, Diretor da Sá Franquias, do núcleo de marketing do Grupo Sá Cavalcante que está à frente do Fórum de Franquias.
Segundo Guy, é feito um trabalho de pré-qualificação dos potenciais interessados em adquirir uma franquia através de inscrições feitas no site www.shoppingriopoty.com.br, a fim de tornar o evento e o seu resultado mais produtivo. “A união de uma marca com um novo franqueado tende a ser de longa duração e precisa começar da forma mais assertiva possível. Queremos promover um casamento de longo prazo e não uma aventura passageira”, completa ele.
Como cada marca busca por um perfil específico de franqueado e cada investidor se adapta melhor a um modelo de negócios, para fazer esse casamento dar certo, a equipe da Sá Franquias procura identificar o noivo certo para a noiva ideal. “O momento do namoro é muito importante, por isso o evento propõe uma reunião de negócios, com horário previamente agendado, colocando o investidor frente a frente com o gestor de expansão da marca”, informa Alex O’Grady, gerente da Sá Franquias.
O fórum também se destaca por trazer condições especiais para a escolha do ponto. E a equipe comercial da Sá Cavalcante já recebeu de sua diretoria o aval para isso. “Queremos apresentar, aos participantes do fórum, condições exclusivas para a negociação do ponto”, adianta Sherlon Adley, diretor comercial do Grupo Sá Cavalcante.
O Shopping
Com inauguração confirmada para abril de 2015, o Shopping Rio Poty promete se tornar no maior centro de consumo da região. Fora as grandes redes de franquias, como a paulista Francesca Romana Diana, do segmento de vestuário feminino, e o Mundo Verde, do ramo de alimentos especiais, ambos em busca de franqueado para o Shopping Rio Poty, o empreendimento conta ainda com marcas exclusivas, como a da academia Bodytech, a melhor rede de academias da América Latina, a gigante do varejo Casas Bahia, a Polishop, e uma extensa lista com marcas consolidadas, trazendo variedade, sofisticação e, mais importante: um grande fluxo de visitantes.
Com investimentos de mais de 350 milhões de reais, o Shopping aposta no crescimento populacional de Teresina, que projeta para 2015 um aumento na demanda de consumo de varejo em cerca de 40%. De 2013 até 2020 o consumo do Piauí deve crescer 186%, segundo dados da revista Exame, tendo Teresina como o centro deste crescimento.
A integração do Shopping com a natureza e a preservação de todo o entorno verde, o centro gastronômico da Villa Poty, o hotel, além do condomínio residencial e das torres comerciais, fazem do Shopping Rio Poty um marco para a cidade, ou, como vem sendo apregoado internamente, “um verdadeiro divisor de águas” da cidade, fazendo referência ao fato do empreendimento se situar, literalmente, às margens do rio que dá nome ao Shopping.
Mercado Brasileiro e o Segmento de Franquias
O segmento de franquias cresceu 12% em 2013 em relação a 2012, enquanto que o PIB brasileiro teve incremento de aproximadamente 2,3%. Uma diferença de quase 5 vezes. O ano de 2014 promete ser muito bom para o mercado de franquias como um todo. Com a desaceleração da economia, mais e mais pessoas procuram aplicar seu capital na chamada economia real.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor encerrou 2013 com faturamento de R$ 117 bilhões e deve crescer 13% esse ano. Trata-se de um cenário muito positivo, provando que o mercado de franquias oferece ótimas oportunidades para quem pensa em empreender.
O crescimento do Franchising brasileiro está sendo impulsionado, em 2014, principalmente por empresas que passaram a adotar as franquias como forma de crescimento e devido ao crescente numero de empreendedores e investidores que querem abrir uma unidade franqueada. Com mais marcas no mercado e mais interessados em franquias, forma-se o panorama perfeito para o setor prosperar. Segundo a ABF, o número de marcas deve aumentar em 8% e o de inaugurações de unidades pode subir 9% até o final deste ano frente a 2013.
Antes restrito apenas aos empreendedores e pessoas que desejavam uma rota alternativa para sua vida profissional, o setor se profissionaliza mais e mais a cada ano, atraindo também um novo perfil de franqueado, o do investidor. Este modelo de franqueado é, em geral, mais preocupado e centrado nas informações financeiras. Com boas opções de lucratividade e retorno sobre o capital investido, o modelo de franquias tem se mostrado um modelo campeão.
“Nós já realizamos extensas análises dentre o grupo e constatamos que o modelo de franquia é a melhor opção, tanto para o empreendedor (dono do shopping) quanto para o investidor (franqueado) em termos de faturamento e rentabilidade. A confiabilidade na marca e a qualidade do produto ou serviço esperada pelo consumidor também tendem a ser maior”, explica Guy. Basta olhar para mercados mais desenvolvidos, como os EUA. Lá, as redes de franquia representam quase 80% do mix dos shoppings. O Brasil ainda está muito aquém deste percentual.
Abrir uma franquia tende a ser um investimento mais seguro, visto que o modelo de negócio já foi testado e aprovado, recebendo o fraqueado um modelo de negócios pronto. Existe todo um suporte em treinamento, marketing, logística, ficando o franqueado com a parte da administração financeira da sua loja e a gestão do seu pessoal.
Com franquias a partir de 350 mil reais de investimento, é possível em alguns casos obter retorno sobre o investimento, dependendo do caso, em até 18 meses.
Grandes Marcas
Atraídas pelo forte crescimento que as cidades do Nordeste vêm apresentando nos últimos tempos frente ao restante do país, diversas marcas de franquias incluíram a região no seu plano de expansão. Mais que isso, a região se tornou parada obrigatória para marcas que antes se concentravam no Sul e Sudeste, principais polos de consumo do país.
Teresina não é exceção! Boa notícia para o consumidor que anseia por diversas marcas, antes restritas a outras regiões do país, e bom para quem busca uma nova oportunidade de investimento, num mercado ainda com muito potencial para explorar. Principalmente por provavelmente encontrar menos concorrência no mercado local que em outros mercados. Outro atrativo são os aluguéis mais baixos que os praticados em mercados do Sul e Sudeste.
E os investidores locais são um atrativo adicional para as grandes redes de franquias. Especialmente vestuário e alimentação, que se originam de outras regiões do Brasil, que quase sempre precisam fazer alguma adequação ao mercado local, podem encontrar no parceiro local um aliado no que se refere aos hábitos de consumo do público nordestino.
“Acreditamos que o Shopping Rio Poty contribuirá para o desenvolvimento e crescimento da economia local, pois dentre as capitais nordestinas, Teresina se destaca pelo potencial de consumo e pela contribuição significativa no PIB estadual. O nosso objetivo é introduzir um novo conceito da marca na cidade” diz Leandro Carmo, gestor de expansão da M. Officer.
Confira aqui as marcas que querem abrir uma loja no shopping Rio Poty e que buscam por um franqueado.
Inscrições Para participar do evento os interessados podem conseguir mais informações pelo (86) 3301 -1600 ou pelo site do evento, www.shoppingriopoty.com.br, onde é possível também fazer sua pré-inscrição.
Um consultor da Sá Cavalcante entrará em contato para dar prosseguimento com a inscrição.
Com um vento tão forte a favor, não é de se admirar que empresários de outras cidades, como Fortaleza e São Luís, estejam vindo para Teresina aproveitar estas oportunidades e a certeza de bons negócios.