Na Praia da Macumba, no Recreio, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a história se repete para os moradores da localidade: a maré alta começa a causar grandes deslizamentos de areia. Cerca de dois meses após o fim das obras de contenção feitas pela Prefeitura do Rio no local, parte da estrutura se desfaz com as fortes ondas.
De acordo com a administração municipal, trata-se de sacos de areia, que devem sim se romper quando há ressacas. Mas o impacto que vai além até mesmo do muro construído na orla - buracos profundos formados entre o sábado e o domingo - preocupa quem vive ali perto.
O grande deslizamento mais recente aconteceu em outubro. Em seguida, a secretaria de Conservação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro iniciou as obras que refizeram o calçadão afundado com uma estrutura de contenção das ondas, com investimento foi de R$ 14,5 milhões. O órgão alega que a obra foi definitiva, mas é preciso ainda uma outra ação, preventiva, que evitaria os efeitos da ressaca, dissipando ainda mais a força das ondas antes de chegar à área construída.