Uma forte chuva alagou casas e ruas e trouxe transtornos em todas as regiões do Ceará neste domingo (24). Ao todo, 106 municípios registraram precipitações no estado entre as 7 horas de sábado (23) e as 7 horas deste domingo, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, teve a maior chuva contabilizada, com 125 milímetros. Em Fortaleza, foram registrados 120.3 milímetros (Posto Castelão), a maior chuva de 2019 na capital.
Há relatos de alagamentos na capital, na Grande Fortaleza e no interior do Estado durante esta madrugada e a manhã deste domingo. A água invadiu as casas no Bairro Conjunto São Cristovão, em Fortaleza. "O destino é aumentar a água casa vez mais, está tudo alagado, as casas estão cheia de água. Já faz mais de 4 anos que não acontecia isso. Estou desesperada. Não sei mais o que fazer", relatou a moradora Ioyane Marques.
Região Metropolitana
"Eu fiquei com medo porque estava chovendo forte e entrando muita água dentro de casa.Os móveis todos ficaram ilhados. Eu tenho dois filhos e fico preocupada. Agora é só esperar Deus mesmo", disse a moradora Maria das Graças, do município de Caucaia, na Grande Fortaleza.
Em Aracati, na região do litoral leste do estado, há registros de alagamentos em ruas e avenidas. Em algumas vias, moradores relatam que não é possível transitar. "Nunca tinha visto chuva nessa proporção, em algumas ruas a água invadiu as casas", contou o morador Renato Fernandes.
Previsão
A previsão da Funceme para este domingo (24) é de tempo nublado com eventos de chuvas em todas as regiões. Para esta segunda-feira (25) a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.
Confira as 10 maiores chuvas por município e posto:
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) : 125.0 mm
Pacatuba (Posto: Escola Prof Luiza Teodoro) : 121.3 mm
Fortaleza (Posto: Castelao) : 120.3 mm
Maracanaú (Posto: Maracanau) : 119.0 mm
Aracati (Posto: Aeroporto De Aracati) : 114.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 111.2 mm
Fortaleza (Posto: Messejana) : 111.0 mm
Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 109.0 mm
Itaitinga (Posto: Itaitinga) : 107.0 mm
Fortaleza (Posto: Pici) : 105.8 mm