Para muitos profissionais da comunicação, a voz é um instrumento de trabalho. A fonoaudióloga Aretusa Silveira ministrou esta tarde uma palestra sobre o uso adequado da voz para colaboradores da Rede Meio Norte, e falou sobre que cuidados se deve ter com essa ferramenta.
?Não só para comunicadores, a voz também é uma ferramenta para advogados, atores e até feirantes? disse Aretusa. A fonoaudióloga falou sobre todos os fatores que influenciam a voz e a qualidade da dicção, como postura e movimentos da face, e deu dicas valiosas de respiração e entonação.
Entre tantos conselhos, a palestrante também falou sobre o que se deve e o que não se deve fazer. Na lista das proibições, ela citou, por exemplo, falar alto, beber gelado, fumar e consumir bebidas alcoólicas, atitudes que danificam a qualidade vocal.
Já nas atitudes positivas, Aretusa aconselhou beber muita água, comer frutas, principalmente a maçã, articular bem as palavras e limitar o uso da voz quando doente. ?Infelizmente, as pessoas só decidem dar atenção a estes cuidados quando acontece alguma coisa, quando se deparam com uma patologia da voz?, alertou a fonoaudióloga.