"A perda auditiva induzida por ruído é irreversível", afirmou Naykelane D"Mesquita, fonoaudióloga, durante palestra ministrada aos funcionários do Sistema Meio Norte, sobre como evitar a perda gradativa da audição, na manhã desta quinta-feira(26).
A fonoaudióloga explicou a principal diferença entre som e ruído. ?O som é agradável aos ouvidos. O ruído é um som prejudicial a saúde. Quanto mais tempo exposto ao ruído, pior para a saúde?, disse a especialista.
A fonoaudióloga disse para a plateia que a perda auditiva não é algo imediato, é gradual. Os fatores que influenciam a perda da audição são principalmente: o tempo de exposição ao ruído, a distância da fonte geradora e a intensidade. ? Quando mais tempo, maior o perigo?, explicou Naykelane D"Mesquita. Por isso o uso de fones de ouvidos adequando para cada função no ambiente de trabalho são importantes.
Os principais sintomas da perda gradativa da audição são: a perda gradativa súbita da audição, fadiga auditiva, dificuldade de escultar sons agudos, o zumbido e tontura. Mas a fonoaudióloga alerta que existe prevenção, como orientação adequada para os trabalhadores e exames periódicos e acompanhamento médico. ?É muito importante colocar proteção nos abafadores e ter cuidado com a higiene, pois os protetores ficam expostos e os trabalhadores podem contrair infecções. Quanto aos fones de ouvidos, o correto é adaptar a audição a um volume baixo?,disse.
Naykelane D"Mesquita alerta ainda que é obrigação da empresa exigir que o funcionário use o equipamento de segurança.